INTERSTELAR
![](https://static.wixstatic.com/media/65c9e5_3ad5c77eb83e4e4e872aaaf6bb3cb2b6~mv2.jpg/v1/fill/w_700,h_1051,al_c,q_85,enc_auto/65c9e5_3ad5c77eb83e4e4e872aaaf6bb3cb2b6~mv2.jpg)
Data de lançamento 6 de novembro de 2014
Direção: Christopher Nolan
Elenco: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Michael Caine
Gêneros: Ficção científica, Drama
Nacionalidade: EUA
Interstelar se passa em uma realidade do futuro, no qual a humanidade está ameaçada devido as mudanças climáticas como pragas que destroem plantações, fome assolando grande parte da população e a ciência, que está paralisada nas universidades e centros técnicos, uma vez que a tecnologia já não tem mais serventia. A realidade que se apresenta é insustentável e, denuncia a rapidez com a qual se esvanece a vida em nosso planeta.
Diante deste cenário, o filme de Christopher Nolan se desenvolve em meio a uma mudança de paradigma na sociedade, em que se volta para a fronteira final, uma vez que a humanidade deve buscar outros lares para sua sobrevivência. Essa busca por uma nova casa não é uma empreitada que chame a atenção das pessoas, uma vez que, com uma situação tão complicada e problemática em terra, não haveria muito sentido em lançar-se ao espaço, enquanto muitos sequer têm o que comer.
Contudo, há algumas vozes dissidentes que acreditam na ciência. Um dos exemplos é Cooper (Matthew McConaughey), um ex-engenheiro e ex-piloto de testes da NASA, que vive em uma fazenda com seu sogro e filhos Murphy (Mackenzie Foy) e Tom (Timothée Chalamet), após ter perdido sua esposa. Embora já acreditasse na ciência como maneira de chegar a uma resolução para a questão humana, sua crença se torna ainda maior após descobrir uma base da NASA nos arredores da cidade, uma vez que se acreditava que a instituição não existia mais. Os livros de história, inclusive, traziam a narrativa de que a ciência não cumpriu seu dever e que o homem jamais chegou à lua.
Interestelar é cheio de referências à física e também mostra como seriam algumas das teorias científicas do espaço, se postas em prática. Neste aspecto, é interessante notar como a fotografia do filme vai construindo um ambiente no qual até mesmo a pessoa que menos entende do assunto capta os processos físicos a respeito do espaço e tempo que se desenvolvem com o filme. Isto é muito importante para dar o tom de ansiedade, uma vez que as questões mais práticas, como combustível e espaçonaves são um entrave para viagem no espaço, por exemplo. A existência de um buraco negro na cercania faz com que viagens de horas sejam muito longas, dada a dilatação do tempo.
Ao lado da astrobióloga Amelia Brand (Anne Hathaway), Cooper aceita partir nessa missão de resgate aos pesquisadores perdidos e, de reconhecimento de buracos de minhoca e outros planetas. O filme, embora tenha um conceito um pouco difícil de entender à primeira vista, desenvolve-se de forma clara e objetiva, o que é ajudado pelas explicações dadas nas situações vividas pelos personagens.
Os efeitos visuais atuam no sentido de criar um ambiente espacial complexo e que dá o tom durante o filme todo. Não à toa, o filme levou o Oscar na categoria de Melhores Efeitos Visuais, tendo sido indicado também em categorias como Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte.
Interestelar entra na categoria de verdadeiro filme de ficção científica, em meio a tantos outros que versam sobre a questão do espaço e a catástrofe na terra, destruída pela ação humana e da natureza. Sem duvidadas, interstelar acende uma luz amarela para a sociedade atual, sobretudo diante das crescentes ondas de mudanças climáticas, e desastres naturais e o aquecimento global ao redor do mundo.