top of page

Helmut Michael Kohl: "O pai da reunificação"


Ao observarmos as centenas de pessoas que, de alguma forma, moldaram uma região do mundo em um lugar onde hoje temos a intenção de visitar ou morar, provavelmente, duas ou três dessas vêm à mente. Com Helmut Michael Kohl, não é diferente, pois, ele foi o chanceler da Alemanha durante a queda do muro de Berlim (1989), e da reunificação alemã (1990), além de ter participado das conversas preliminares sobre constituição da União Europeia. Em outras palavras, ele tem uma parcela de contribuição significante na construção da Europa que conhecemos hoje.

Pode-se considerar que Helmut Kohl teve muita sorte por ter nascido no dia 3 de abril de 1930. Isto porque ele pôde ter a chance de ser o primeiro político pós-guerra da Alemanha e, jovem demais para ter participado de qualquer atividade durante o período nazista. Ele iniciou a sua carreira política em 1959, ao entrar para a União Democrata Cristã (CDU), em 1946, aos 16 anos. Estudou História, Direito e Economia e, ao se formar, foi eleito deputado estadual da Democracia Cristã (CDU), em 1946.

Posteriormente,Kohl foi governador do mesmo estado, mas foi em 1982, que ganhou as eleições federais e se tornou chanceler da Alemanha ocidental e, em 1990, da Alemanha unificada. Hoje, ele é o chanceler que governou por mais tempo a o país, sendo três vezes reeleito para a chancelaria federal, ocupando o cargo ao longo de 16 anos (1982 até 1998).

O ponto alto da sua gestão foi justamente a reunificação da Alemanha, motivo pelo qual ele ganhou o apelido de “pai da reunificação”. Foi a partir de uma crise interna – desemprego em alta e a economia fraca – que o cenário começava a mudar. A súbita queda do Muro de Berlim e a abertura da Alemanha Oriental, no outono de 1989, mudaram tudo. Ele foi um grande negociador e sabia muito bem como barganhar no cenário interno e externo.

Um exemplo disso foi no seu gesto de reconciliação com o seu contraparte francês, François Mitterrand, no dia 22 de setembro de 1984. Durante um evento para celebrar a reconciliação franco-alemã, perto do cemitério de Verdun, ambos se deram as mãos, e assim, os dois líderes criaram uma forte imagem de unidade e reconciliação, que vive até os dias atuais.

Helmut Kohl foi o mentor da primeira chanceler da Alemanha, Angela Merkel e, por isso, o seu legado continua até os dias atuais, mesmo após ter falecido, no dia 16 de junho de 2017. Merkel foi a ministra da Família e do Meio Ambiente e, após 11 anos no poder, busca seguir nos passos de seu antecessor ao se candidatar para as eleições deste ano.


REFERÊNCIAS:


BIOGRAFÍAS. Helmut Kohl. Disponível em: <https://www.buscabiografias.com/biografia/verDetalle/2174/Helmut%20Kohl > Acesso em: 26 de junho de 2017.

DW. A trajetória política de Helmut Kohl. Disponível em: <http://www.dw.com/pt-br/a-trajet%C3%B3ria-pol%C3%ADtica-de-helmut-kohl/g-3444320> Acesso em: 26 de junho de 2017.

THE ECONOMIST. Obituary: Helmut Kohl died on June 16th. Disponível em: <http://www.economist.com/news/obituary/21723676-man-who-steered-his-country-through-reunification-was-87-obituary-helmut-kohl-died-june> Acesso em: 26 de junho de 2017.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page