top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


Livre circulação com UE terminará em março de 2019, diz porta-voz de premiê britânica

A livre circulação de pessoas entre o Reino Unido e a União Europeia terminará em março de 2019, quando os britânicos deixarão o bloco. O governo já estabeleceu alguns detalhes, incluindo propostas sobre os direitos dos cidadãos da União Europeia após o Brexit. Detalhes de um período de implementação pós-Brexit são uma questão para negociação, acrescentou o porta-voz da primeira-ministra britânica, Theresa May. Mas o Reino Unido não está buscando uma solução "pronta".


Rússia afirma que sanções dos EUA são uma declaração de “guerra comercial”


O primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, classificou a nova lei de sanções, aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos e promulgada pelo presidente Donald Trump, como uma declaração de “guerra comercial” contra o país. Apesar de Medvedev reconhecer que Trump não concordou com as novas sanções, o líder russo constatou que o presidente norte-americano não poderia deixar de assinar uma lei aprovada pelo Congresso. O presidente russo, Vladimir Putin, se mostrou propenso a continuar colaborando com Washington nas esferas que não caem sob o regime de sanções. Sobre isso, Putin se referiu à limitação de armas de destruição em massa, à guerra contra o terrorismo e à colaboração no programa espacial.


ONU recebe comunicação dos EUA sobre saída do Acordo de Paris

O porta-voz do secretário-geral da ONU confirmou o recebimento da comunicação dos Estados Unidos, expressando a intenção de deixar o Acordo de Paris. Os Estados Unidos adotaram o Acordo de Paris em 3 de setembro de 2016 e o mesmo entrou em vigor em 4 de novembro do mesmo ano. Se nada for alterado, a saída definitiva poderá ocorrer em novembro de 2019. Na carta, o governo americano diz que deseja exercer seu direito de sair do acordo assim que estiver elegível seguindo as cláusulas do documento sobre a questão, a não ser que identifique termos adequados para um reengajamento.


Vaste opération militaire dans quatre favelas de Rio de Janeiro

Vasta operação militar em quatro favelas do Rio de Janeiro

O Secretariado da segurança do Estado do Rio de Janeiro (SESEG) confirmou o envio de milhares de soldados e policiais para a luta contra o crime organizado em quatro favelas do Estado. Esta medida foi concedida pelo presidente brasileiro, Michel Temer, devido aos constantes ataques de facções na região. Em um estudo levantando pelo SESEG, os registros de violência aumentaram consideravelmente no primeiro semestre, o mais alto desde 2009, com 3.457 homicídios, 15% a mais que no mesmo período de 2016, segundo dados oficiais.


North Korea: UN backs fresh sanctions over missile tests

Coréia do Norte: a ONU apoia novas sanções sobre os testes de mísseis

O Conselho de Segurança das Nações Unidas concordou com novas sanções contra a Coréia do Norte em relação ao seu programa de mísseis. Pyongyang testou dois mísseis balísticos intercontinentais em julho, afirmando que agora tinha a capacidade de atingir os EUA. No entanto, os especialistas duvidam da capacidade dos mísseis para atingir seus objetivos. O embaixador dos EUA na ONU, Nikki Haley, disse que era "o conjunto mais rigoroso de sanções em qualquer país em uma geração". Os testes foram condenados pela Coréia do Sul, Japão e os EUA, e motivaram a redação das novas sanções da ONU.


Para ler a notícia completa, acesse: http://www.bbc.com/news/world-asia-40838582


* Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page