top of page

Capitão Fantástico


Data de lançamento 22 de dezembro de 2016

Direção: Matt Ross

Elenco: Viggo Mortensen, Frank Langella, George MacKay

Gênero: Comédia dramática

Nacionalidade: EUA

“Capitão Fantástico” é um filme dirigido por Matt Ross que narra a história de uma família peculiar de americanos. Ben (Diggo Mortensen) tem seis filhos e mora com eles em um trailer no meio da floresta, vivendo sob uma rígida rotina de exercícios físicos e estudo. Contudo, esta rotina é abalada quando Leslie (Trin Miller), esposa de Ben, que estava internada em um hospital, se suicida e o força à levar os filhos para conhecer os avós. O reencontro desperta velhos conflitos entre Ben e seus sogros, bem como muda o destino da família para sempre.

O roteiro é um prato cheio para os apaixonados por romances políticos como “Senhor das Moscas”, escritor por William Golding, e filmes como “Into The Wild”, dirigido por Sean Penn. A vida na qual Ben e sua esposa, Leslie, criaram os seus filhos é uma espécie de experimento anarquista radical anticapitalista, baseado na igualdade entre homens e mulheres, que tem por objetivo demonstrar para eles próprios que o homem em estado natural não é o lobo do próprio homem, ao contrário, afastado da sociedade, o homem encontraria o melhor de si – respeito aos outros homens e à natureza, liberdade, amor e conhecimento.

Contudo, logo se vê que esse mundo ideal não passa de um sonho, já que Leslie tinha dúvidas e incentivou o seu filho mais velho – que já estava incerto quanto aos benefícios desse modo de vida – à se inscrever nas melhores universidades americanas. Também fica claro que os pais de Leslie não são burgueses sem valores e escravos do dinheiro, como Ben e Leslie sugerem, ao contrário, são pessoas que se preocupam com a saúde de seus netos e com o futuro deles.

O que o filme destaca é a importância do envolvimento dos pais na educação dos filhos, algo que fica claro na relação entre Ben e sua família – constantemente marcada por honestidade intelectual na abordagem de vários temas e na abertura ao livre debate de ideias. Por isso, o filme “Capitão Fantástico” se mostra inteligente e emocionante para toda a família, especialmente por estarmos em um período em que se debate tanto sobre educação de crianças e adolescentes e o papel da sociedade, escola e família neste processo.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page