Pensamentos Internacionalistas- John Mearsheimer
- Matheus Silveira- Acadêmico do 6º semestre de
- 28 de set. de 2017
- 1 min de leitura

John Joseph Mearsheimer nasceu no dia 14 de dezembro de 1947, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Para além de sua carreira como acadêmico e pesquisador, Mearsheimer serviu, durante cinco anos, nas Forças Aéreas Nacionais como oficial. Sua formação acadêmica perpassa as Relações Internacionais e os Estudos sobre Governos.
É considerado um dos teóricos mais influentes da vertente neorrealista das Relações Internacionais assim como um dos autores centrais entre “os principais debates no decorrer dos últimos quinze anos, assumindo a defesa dos ideais realistas perante as demais contribuições teóricas nas Relações Internacionais” (NOGUEIRA; MESSARI, 2005, p. 53).
Para Mearsheimer, as relações internacionais são caracterizadas pela existência de anarquia, e constituídas por atores racionais chamados Estados, que se encontram em competição permanente. Em meio a este cenário de desordem, se define como uma potência um Estado com significativa capacidade militar, que, a partir da teoria neorrealista ofensiva, possuirá capacidades para buscar consolidar seu poder, e disputar, consequentemente, a hegemonia no sistema internacional.
“O triste fato é que a política internacional tem sempre sido um cruel e perigoso assunto, e é provável que se mantenha desse jeito”.
(“The Tragedy of Great Power Politics” (2001), Capítulo 1- Introdução, p. 2).
Comments