top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


Áustria dá guinada à direita com a vitória do conservador Kurz


A Áustria pôs fim a uma década de predomínio social-democrata com uma clara guinada à direita. As eleições legislativas do ultimo domingo (15) colocaram o candidato conservador Sebastian Kurz às portas da chancelaria, com 31,6% dos votos. Aos 31 anos, o atual ministro de Relações Exteriores confirmou o papel de favorito, apontado pelas pesquisas, desde que seu partido rompeu a coalizão com os sociais-democratas. Sebastian Kurz está no caminho para se tornar o chefe de Governo mais jovem da União Europeia.

Para ler a notícia completa, acesse: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/10/15/internacional/1508066776_728865.html



Somalia attack: 165 unidentified bodies buried

Ataque da Somália: 165 corpos não identificados são enterrados

Cerca de 165 corpos não identificados foram enterrados após um enorme ataque de um caminhão-bomba na capital da Somália, Mogadíscio. É o ataque terrorista mais mortal na Somália desde que o grupo islâmico Al-Shabab lançou sua insurgência, em 2007. O país não tem uma base de dados de registro de saúde pública, bem como os meios para identificar pessoas que usam DNA. Ao menos 276 pessoas morreram e a agência de notícias do governo, Sonna, diz que apenas 111 deles foram identificados. Nenhum grupo terrorista afirmou estar por trás do atendado na capital. Contudo, as explosões destruíram hotéis, restaurantes, além de escritórios governamentais.

Para ler a notícia na íntegra, acesse: http://www.bbc.com/news/world-africa-41636076

U.S. Works to Keep Palestinians’ Talks on Track to Aid Peace

EUA trabalham para manter as conversas dos palestinos no caminho para ajudar a paz

Um enviado especial do Presidente Trump para o Oriente Médio, Jason D. Greenblatt, visitou o Cairo na quinta-feira (19), a fim de ajudar a avançar negociações entre as duas facções rivais palestinas. Além disso, tentar garantir que os egípcios não as levem em uma direção inaceitável para os Estados Unidos e Israel, é uma necessidade vigente. Para o Egito, a motivação para negociar as palestras vai muito além da boa vontade derivada da diplomacia. Com isto, os egípcios estão ansiosos para garantir a fronteira de Rafah como parte de um esforço mais amplo para parar o tráfico de armas no Sinai, onde estão lutando contra um afiliado do Estado islâmico.

Para ler a notícia completa, acesse: https://www.nytimes.com/2017/10/19/world/middleeast/palestinians-us-egypt-israel.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Fworld



L’UE refuse de rompre avec la Turquie mais va la frapper au portefeuille

A UE se recusa a romper com a Turquia, mas vai bater na carteira


Os líderes europeus, reunidos em Bruxelas, não decidiram definitivamente as negociações para uma hipotética adesão da Turquia à comunidade. Por outro lado, Ankara deve ser privada no futuro dos chamados fundos de "pré-adesão". A chanceler alemã, Angela Merkel, disse ao Conselho Europeu que “a evolução do Estado de direito na Turquia está na direção errada”, além de mencionar a necessidade de encerrar definitivamente as negociações iniciadas em 2005. No entanto, outros líderes não estão dispostos a quebrar totalmente os laços com Ankara. Somente a Áustria e seu futuro chanceler, Sebastian Kurz, acompanhou a mesma linha de pensamento de Merkel.

Para ler a notícia na íntegra, acesse: http://www.lemonde.fr/europe/article/2017/10/20/l-ue-refuse-de-rompre-avec-la-turquie-mais-va-la-frapper-au-portefeuille_5203739_3214.html



South Korea Will Resume Reactor Work, Defying Nuclear Opponents

Coreia do Sul retomará o trabalho do reator, desafiando os oponentes nucleares


A Coréia do Sul decidiu por retomar a construção de duas usinas nucleares. Nos meses anteriores à sua eleição, o Presidente Moon Jae-in prometeu não permitir novos reatores. Mas como o Sr. Moon assumiu o cargo em maio, o destino desses reatores se tornou o centro de um debate furioso sobre a energia nuclear na Coréia do Sul. Então, Moon propôs um painel independente para estudar a opinião pública sobre o assunto. Após três meses de estudo, o painel endossou um retorno à construção. E, diante do resultado, Moon prometeu investir mais em fontes de energia renováveis, além de não emitiria novas licenças para as usinas de energia do carvão.

Para ler a notícia completa, acesse: https://www.nytimes.com/2017/10/20/world/asia/south-korea-nuclear-plants.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Fworld



Brexit: Talk of deadlock is exaggerated, says Donald Tusk

Brexit: falar de impasse é exagerado, diz Donald Tusk


Os relatórios de impasse sobre as negociações do Brexit podem ter sido exagerados, disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, depois de uma cúpula de Bruxelas. Os líderes da UE discutirão o tema internamente, preparando o caminho para conversações com o Reino Unido, possivelmente em dezembro. O negociador chefe da UE no Brexit, Michel Barnier, no início deste mês, descreveu as negociações como paralíticas. Após a cúpula, Theresa May recusou-se a dizer em conferência de imprensa que o Reino Unido estaria preparado para pagar após sua saída da União Europeia.

Para ler a notícia na íntegra, acesse: http://www.bbc.com/news/uk-politics-41684111

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page