top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


Nigeria suicide bombing kills 50 in Adamawa state

Atentado suicida na Nigéria mata 50 no estado de Adamawa


Pelo menos 50 pessoas foram mortas em um atentado suicida no estado nigeriano do leste de Adamawa. Um bombardeiro atingiu uma mesquita repleta de pessoas durante as orações da manhã na cidade de Mubi. Nenhum grupo terrorista reivindicou o bombardeio, mas os militantes islâmicos Boko Haram costumam atacar lugares lotados no norte da Nigéria. Pelo menos 45 pessoas morreram em um atentado suicida no mesmo estado em dezembro passado, no qual, duas mulheres suicidas detonaram seus explosivos em um mercado ocupado.


Para ler a notícia completa, acesse: http://www.bbc.com/news/world-africa-42065509

Syria war: Putin unveils plan for peace congresso

Guerra da Síria: Putin revela o plano para o congresso da paz


O presidente russo revelou planos para um congresso de paz sírio na tentativa de acabar com a guerra civil de seis anos. Vladimir Putin fez o anúncio após conversas com o presidente iraniano Hassan Rouhani e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Notícias da última iniciativa surgiram quando grupos de oposição sírios se reuniram na Riyadh, capital da Arábia Saudita, para tentar concordar com uma posição conjunta antes da última rodada de conversações apoiadas pela ONU. Putin disse que o processo de reforma não seria simples e exigiria compromissos e concessões de todas as partes, incluindo o governo sírio.


Para ler a notícia na íntegra, acesse: http://www.bbc.com/news/world-middle-east-42088420

Emmerson Mnangagwa, Mugabe Ex-Deputy, Will Be Sworn In as Zimbabwe’s President

Emmerson Mnangagwa, ex-deputado de Mugabe, será jurado como presidente do Zimbábue


Emmerson Mnangagwa, o político apoiado pelos militares cujos aliados terminaram com uma era de 37 anos de Robert Mugabe sobre o Zimbábue, foi juramentado como novo presidente do país. Um dia depois que Mugabe demitiu-se sob crescente pressão, houve uma série de eventos que levaram a primeira transferência de poder do país desde a independência em 1980. Alguns também levantaram questões sobre a constitucionalidade da nomeação de Mnangagwa. Antes de ser demitido, ele era um dos dois vice-presidentes de Mugabe. Enquanto que Phelekezela Mphoko pertencia à facção rival, liderada pela esposa do Sr. Mugabe, Grace Mugabe.



La réconciliation palestinienne patine

Pátina de reconciliação palestina


Quanto mais à reconciliação intra-palestina avança, menos progride. Este é o paradoxo após a nova rodada de negociações realizada no Cairo em 21 e 22 de novembro. A rodada foi a primeira grande reunião desde a assinatura do acordo de reconciliação entre o Hamas e o Fatah em 12 de outubro no Cairo. Por enquanto, sua única tradução concreta foi à entrega de pontos de passagem para o Egito e Israel para funcionários da Autoridade Palestina. Esta reunião do Cairo deveria servir para dar um suspiro político no processo de transição, que ilustra a determinação das facções palestinas Hamas e o Fatah.


Raúl Castro se reúne com ministro da Coreia do Norte em meio a esperanças de que Cuba ajude a diminuir tensões


O presidente cubano, Raúl Castro, se encontrou com o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, em meio a esperanças de que a ilha possa conseguir convencer seu aliado asiático a evitar um confronto com os norte americanos. O Canadá possuía um interesse em buscar soluções, não só por conta da segurança regional, mas também porque o trajeto de voo de possíveis mísseis norte-coreanos iria passar sobre seu território. Cuba tem mantido laços diplomáticos próximos com a Coreia do Norte desde 1960, mas se opõe a armas nucleares.


Sete países oferecem ajuda para achar submarino argentino desaparecido


A Marinha da Argentina procura um submarino desaparecido com 44 tripulantes desde quarta-feira (15). Quando ocorreu o último contato de rádio, o submarino se encontrava a 432 quilômetros mar adentro próximo à região do Golfo San Jorge, como informou a Marinha em um comunicado. As buscas por ar e água ainda não deram resultados, e a Argentina recebeu ofertas de ajuda de sete países. Estados Unidos, Reino Unido, África do Sul, Brasil, Chile, Peru e Uruguai colocaram à disposição de Buenos Aires barcos, aviões e toda a informação via satélite que possuírem.


Egito eleva para 305 mortos o balanço do pior atentado de sua história


A Promotoria Geral do Egito elevou neste sábado (25) para 305 a contagem de vítimas fatais, entre elas 27 crianças, do ataque terrorista contra um templo sufi em Bir al Abed, 40 quilômetros a Oeste da cidade de El Arish, epicentro da franquia egípcia do Estado Islâmico no Norte do Sinai. O atentado contra a mesquita de Al Raudá em plena reza central do início da tarde é a ação terrorista mais sangrenta registrada no país norte-africano e é uma das mais mortíferas da história em escala mundial.



*Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page