top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


Erdogan tenta unir mundo muçulmano a favor de palestinos


O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, instou o mundo islâmico a se unir para reagir com veemência ao reconhecimento unilateral do presidente americano, Donald Trump, a Jerusalém como capital de Israel. Na abertura de uma cúpula de emergência entre líderes da Organização de Cooperação Islâmica (OIC) em Istambul, Erdogan declarou ser urgente que o mundo muçulmano a reconheça Jerusalém Oriental como a "capital da Palestina" e acusou os EUA de provocarem confrontos na região. Com a cúpula, a Turquia tenta ganhar espaço como um líder regional e clama para si a tarefa de unir a comunidade política muçulmana.


Plano de fechar acordo Mercosul-UE em reunião da OMC na Argentina fracassa

A União Europeia e o Mercosul não conseguiram fechar o acordo de livre comércio buscado pelos dois blocos desde 2016, e retomarão as negociações em janeiro de 2018. As negociações se limitaram a poucos pontos: regras de origem, patentes, acesso ao mercado e abertura às empresas europeias das licitações públicas do Mercosul. Apesar do fracasso inicial, tudo indica que o pacto chegará em breve. O otimismo sul-americano coincide com o europeu. A comissária de Comércio do bloco, Cecilia Malmström, declarou que houve importantes avanços em Buenos Aires.


Au Mexique, le rôle de l’armée dans la lutte contre les cartels est pérennisé

No México, o papel do exército na luta contra cartéis é perpetuado

O parlamento mexicano aprovou uma lei que formaliza e perpetua a presença de soldados nas ruas do país para combater o crime organizado. Os oponentes desta lei acreditam que isso militarizará o país a longo prazo, legalizando uma medida excepcional que pode contribuir para uma séria deterioração da situação dos direitos humanos. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediram ao legislador mexicano que rejeite a lei tal como está.


Peru’s President Faces Possible Ouster in Corruption Scandal

Legisladores votaram para iniciar um processo que poderia expulsar o presidente Pedro Pablo Kuczynski do Peru, o último líder acusado de envolvimento em um escândalo de corrupção que abalou alguns dos maiores países da América Latina. A disputa envolve o Odebrecht, um gigante da construção brasileira, que no ano passado admitiu pagar cerca de US $ 800 milhões em recompensas em troca de projetos lucrativos. Kuczynski, de 79 anos, deu um discurso em que ele disse que não havia feito nada de errado, mas não negou que os pagamentos foram feitos.


EUA põem fim à neutralidade da rede impulsionada por Obama

A era da neutralidade na rede chegou ao seu fim nos Estados Unidos. A Comissão Federal de Comunicações, sob controle republicano, aprovou a revogação de medidas estabelecidas em 2015 para proteger a equidade na Internet. Gigantes das telecomunicações como Comcast, AT&T e Verizon, se aliaram ao Governo de Donald Trump para romper a barragem legal que servia justamente para impedir que empresas acabassem impondo suas vontades ao tráfego e aos conteúdos da rede.


Australian Tried to Sell Missile Parts for North Korea, Police Say

Australiano tentou vender peças de mísseis para a Coréia do Norte, dizem policiais

A polícia federal australiana disse no domingo (17) que prenderam um australiano acusado de atuar como agente econômico da Coréia do Norte. De acordo com as autoridades, ele está tentando ajudar o país isolado a vender suas peças de míssil e outras tecnologias militares no exterior. O acusado, Chan Han Choi, 59 anos, foi preso no subúrbio de Sydney, Eastwood. A polícia o acusou de violar as sanções das Nações Unidas e a lei australiana, tentando realizar negócios comerciais em nome da Coréia do Norte.



*Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page