top of page

Dia Internacional do migrante


No dia 18 de dezembro de 2000 foi proclamado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) o Dia Internacional do Migrante, estes que fazem parte da historia e da construção da humanidade e que no cenário internacional atual têm uma grande e importante agenda, portanto nesse dia a ONU, como um todo, procura disseminar e dialogar sobre o processo de migração e seus fatores.


A migração no contexto atual deriva de vários fatores, desde incessantes conflitos a regimes economicamente abalados, tendo como exemplo os Estados Unidos pela constante entrada de Latino-americanos; a Europa que presenciou um aumento na taxa de pessoas advindas do Oriente Médio e da África e, também a própria Palestina com grande demanda em seus campos de refugiados. Tendo isto em vista podemos perceber que a busca pela dignidade e por uma qualidade de vida melhor é constante.


Frente a estes fatos podemos aprofundar a analise através de teóricos como Karl Marx que aponta a questão da pobreza como causa da migração já que os indivíduos em tal situação podem acabar sendo explorados pelos empreendedores capitalistas que por sua vez acabam diminuindo os salários já mínimos para maximizar seus lucros, este tipo de exploração pode ser visualizado em alguns países ainda hoje, mesmo deliberadamente ultrapassando os Direitos Humanos.


Considerando que a população é negligenciada e acaba migrando, estes mesmos governos acabam culpando a migração por suas próprias políticas que falharam com a população. Como é explicado pelo Diretor-geral da Organização Internacional de Migração, muitas problemáticas no Estado podem levar a necessidade de migrar e ser “a causa da perda de capital humano e de dependência econômica nos países de origem dos migrantes”.


Ainda dentro da perspectiva marxista aplicada à Relações Internacionais, podemos observar e aplicar esta teoria sobre materialismo e visualizar toda a corrente de interesses econômicos que cerca o Sistema Internacional, afetando diretamente as migrações já que muitos dos conflitos atuais no fundo tiveram pretextos econômicos, tendo como exemplo a invasão do Iraque em 2003, que desde então somando junto com a Somália e a Síria batem cerca de 7.6 milhões de refugiados.


Podemos então concluir através destas analises que a migração ocorre pela necessidade humana de viver com dignidade, é um fenômeno internacional que continuará ocorrendo, mas que precisa ser aprofundado para que seja possível facilitar este processo para pessoas em situações de risco, envolvendo, dessa forma, reformas políticas para também acabar com as visões erradas e institucionalizadas.



Referencias Bibliográficas


LACERDA. Gustavo B. d. Algumas teorias das relações internacionais: realismo, idealismo e grocianismo. Revista Intersaberes. Vol. 1, nº. 1, p. 56 – 77, Jan/jun. 2006


Sasaki. Elisa. M. & Assis. Glaucia. d. O. Teoria das migrações internacionais. XII Encontro Nacional da ABEP 2000


OLIVEIRA, Márcio de. O Tema da Imigração na Sociologia Clássica. 2014, vol.57, n.1 [cited 2017-12-16], pp.73-100


UNRIC. Dia Internacional do Migrante: os migrantes fazem parte da família humana. Disponível em: http://www.unric.org/pt/actualidade/31343-dia-internacional-do-migrante-os-migrantes-fazem-parte-da-famila-humana. Acesso em dezembro de 2017.


UNRIC. Dia Internacional do Migrante, 18 de Dezembro: A dignidade não tem nacionalidade. Disponível em: http://www.unric.org/pt/actualidade/30776-dia-internacional-dos-migrantes-18-de-dezembro-a-dignidade-nao-tem-nacionalidade-. Acesso em dezembro de 2017.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page