Aconteceu em RI: Bate Papo Internacional - 1 ano de Governo Trump!
![](https://static.wixstatic.com/media/65c9e5_6b66a226a06742b49c99f564974be20a~mv2.jpg/v1/fill/w_508,h_303,al_c,q_80,enc_auto/65c9e5_6b66a226a06742b49c99f564974be20a~mv2.jpg)
Iniciando a rodada de debates do Bate Papo Internacional sobre o “1º ano de Governo Trump”, a Prof. MSc. Brenda de Castro abordou a questão cultural, traçando características que definem a identidade da população., pontuando as relações entre representatividade e identidade; utilizando referências como Stuart Hall e Theodor Adorno. Também abordou sobre os fluxos migratórios e o reflexo das políticas adotadas pelo governo para população.
Em continuação, a Prof. MSc Mayane Bento, fez uma retrospectiva das medidas adotadas pelo Governo Trump, ressaltando as políticas anti-migratórias, a represália a Síria pelo uso de armas químicas, sua visita à Arábia Saudita com das divergências com o Governo Obama, a saída dos Estados Unidos do Tratado de Paris, e a reunião do G20 – no esperado encontro com o Presidente Vladimir Putin.
Associando às Organizações Internacionais, a Prof. Mayane Bento continuou apontando o posicionamento de Trump contrário ao posicionamento do ex-Presidente dos EUA, Barack Obama, que já vinha ganhando a insatisfação pública no gerenciamento de diversas organizações como a ONU, a OTAN, NAFTA, OMC, e também com outros países, como a aproximação com a Rússia e a China, deixando um pouco de lado antigos aliados.
O Prof. MSc. Mário Tito Almeida também contribuiu com reflexões nas reverberações do Governo Trump na Economia. No âmbito das organizações internacionais, resgatou a definição de O.I. (Campos 2009), recortando apontamentos da autora e teórica de Relações Internacionais, Mônica Hertz. Trouxe à mesa importantes considerações sobre Governança Global, abrangendo os pensamentos de teóricos como Keohane, Krasner, Ruggie e Rosenau; na tentativa de organizar os acordos globais, para a formação de regimes internacionais que podem findar na institucionalização da governança global. Apontou trechos do discurso de Trump no Congresso e as relações internacionais de seu governo, que tem priorizado as relações bilaterais , indo contra as decisões e interesses do Sistema Multilateral.
Após a base sólida dada pelos professores convidados, os discentes contribuíram com perguntas e considerações relevantes sobre a embaixada norte-americana em Jerusalém, as postagens polêmicas do Presidente Trump no Twitter, e sobre as instituições norte-americanas, que enriqueceram o Bate Papo Internacional.
Ao fim, foram sorteados livros e brindes aos participantes.
Contamos também com a participação do Prof. MSc. William Rocha, coordenador do curso de Relações Internacionais – organizador do evento – que também apresentou aos alunos a professora de Comércio Exterior, Érica Alencar.
Fique ligado aos próximos eventos e não deixe de conferir nossas produções!