top of page

A espionagem na era da informação sob a luz da teoria de Joseph Nye


A espionagem está presente na história antes mesmo da guerra fria, porém, estudiosos acreditam que nesse período ela teve seu ápice, onde uma guerra travada entre duas superpotências mundiais, EUA (Estados Unidos da América) e URSS (União Soviética), usavam seu poder tanto por meios de armamentos bélicos, assim como, por informações clandestinas e sigilosas - a espionagem - para obter de dados sobre o poderio do Estado inimigo era sua maior aliada. O termo "espionagem" se origina da palavra francesa "espionner", que significa espionar e tem por objetivo colher informações secretas, seja elas de governos, instituições ou indivíduos sem sua autorização.

Atualmente, na era da informação, a espionagem ganhou mais formas que facilitam a obtenção de informações sigilosas por meio de comunicação e novas tecnologias como o monitoramento de dados como o programa PRISM, um programa de monitoramento em tempo real de circulação de informações via internet da NSA (Agência de Segurança Nacional do Estados Unidos) mantido secreto desde 2007 e divulgado pelo que ficou conhecido como "Caso Snowden" em 2013.

O "Caso Snowden" provocou uma crise interna e internacional devido a divulgação de um esquema de "espionagem de massa" criada pelo NSA e divulgada pelo ex-funcionário do órgão Edward Snowden que forneceu ao jornal britânico The Guardian informações sigilosas pelo NSA, baseados em documentos da agência, documentos esses que comprovam que a agência trabalhava em conjunto com empresas de telecomunicações, e assim facilitando a coleta de dados de serviços como o Gmail e as contas vinculadas a ela; o Skype fornecendo conversas telefônicas através da internet; o Youtube possuindo os dados dos usuários que utilizam o serviço.

Para o Neoliberalista Joseph Nye, teórico de Relações Internacionais, vivemos na era da tecnologia, onde a segurança de um Estado não está relacionado somente às forças físicas como os teóricos realistas acreditam, mas também ao poder que os Estados possuem em alienar e dessa forma controlar os outros através de discursos como meio de intimidação no mundo globalizado, ou seja , segundo Nye, com as mudanças no SI , o poder de um Estado está relacionado a capacidade de afetar os outros para conseguir seus objetivos, então, ele afirma que há três formas de conseguir o que se deseja , a primeira é através da força física , que ele vai chamar de “chicote”, a segunda é utilizando pagamentos, cenoura, e a terceira é fazer com que os outros queiram o que você quer sem o uso da coerção ou de pagamentos , é o que ele vai chamar de “Soft Power”. Perceba, que foi analisado o exemplo mencionado sobre o vazamento dos dados da NSA, chegando a conclusão que Nye, em sua análise, deixa claro que a espionagem feita pela NSA para conseguir informações secretas por meios de serviços da internet, nada mais é do que o poder dos Estados Unidos usando o Soft Power para alcançar seus objetivos colhendo informações e dessa forma saber como e quando agir em prol de seus objetivos.


Referencias

LE POINT. Pourquoi Snowden a perdu. Disponível em: <http://www.lepoint.fr/editos-du-point/michel-colomes/pourquoi-snowden-a-perdu-03-07-2013-1692791_55.php>. Acessado em: 21 de Mar. 2018.

NYE, Joseph J. Jr. Mudança do poder global. In: TED GLOBAL, 2010. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/joseph_nye_on_global_power_shifts?language=pt-br>. Acessado em: 18 de Mar. 2018.

THE GUARDIAN. Edward Snowden: the whistleblower behind the NSA surveillance revelatins. Disponível em: <https://www.theguardian.com/world/2013/jun/09/edward-snowden-nsa-whistleblower-surveillance>. Acessado em: 21 de Mar. 2018.

THE NEW YORK TIMES. Ex-Worker at C.I.A Says He Leaked Data on Surveillance. Disponível em: <https://mobile.nytimes.com/2013/06/10/us/former-cia-worker-says-he-leaked-surveillance-data.html?referer=https://www.google.com.br/>.

Acessado em: 22 de Mar. 2018.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page