top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


Turquia continua buscando adesão à União Europeia, diz Erdogan


O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que a adesão à União Europeia (UE) continua sendo uma meta estratégica de Ancara. Erdogan havia conseguido em 2005 a abertura oficial das negociações de adesão, mas há tempos o processo está emperrado. Em declaração feita antes de embarcar para Bulgária, onde participa de um encontro de cúpula entre UE e Turquia, Erdogan ressaltou que os obstáculos para que a UE aceite a Turquia como membro foram superados. As negociações devem ser difíceis, considerando o grande número de discordâncias entre as partes.


Morre Linda Brown, a menina que acabou com a segregação racial nos colégios dos EUA


Linda Brown, que na década de 1950 deu nome à ação que acabou com a segregação racial nas escolas dos EUA, morreu nesse final de semana aos 76 anos. Nascida em Topeka, a capital do Kansas, Brown tinha 9 anos quando foi recusada de entrar na escola Summer School, instituição que era reservada a brancos. O pai de Linda, o reverendo Oliver Brown, recorreu da lei do Kansas para colocar sua filha no colégio. Em 17 de maio de 1954, quatro anos depois, veio à histórica sentença “Brown v. Board of Education”, em que o Supremo Tribunal acabou com a doutrina “segregada, mas igual” vigente na educação pública norte-americana desde 1896.


Kim Jong-un se reuniu com presidente da China em visita secreta a Pequim

O líder norte-coreano Kim Jong-un esteve dois dias da semana (26 e 27/03) em Pequim para uma visita surpresa, na qual se reuniu com o presidente chinês, Xi Jinping, antes das reuniões programadas para as próximas semanas, a cúpula das Coreias e o encontro com o presidente norte-americano Donald Trump. A visita coloca a China novamente no centro da intensa ofensiva diplomática em torno do programa nuclear norte-coreano. Esta visita é a primeira de Kim ao exterior desde que foi nomeado para comandar seu país há seis anos. E também representa a primeira vez em que se reúne com um chefe de Estado estrangeiro.


Malala returns to home town in Pakistan for first time since shooting

Malala volta a cidade natal no Paquistão pela primeira vez desde que foi baleada

A vencedora do Prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai retornou à sua cidade natal no Paquistão pela primeira vez desde que foi baleada pelos talibãs. Yousafzai, que agora vive no Reino Unido, foi baleada na cabeça por fazer campanha pela educação feminina em 2012. A região natal de sua família, Swat, já foi um lugar com uma forte presença dos Talibãs, e foi lá que ela foi atacada em um ônibus escolar aos 15 anos. O momento da visita de Malala é significativo, oferecendo uma oportunidade para o Paquistão mostrar à comunidade internacional que a segurança no país melhorou desde 2012. Não ficou claro se o jovem de 20 anos iria visitar a área por causa de preocupações de segurança.

Para ler a notícia completa, acesse: http://www.bbc.com/news/world-asia-43603844

L’ONU sanctionne des navires et sociétés violant des sanctions contre la Corée du Nord

ONU sanciona navios e empresas que violam sanções contra a Coreia do Norte

A ONU decidiu punir, na sexta-feira (30) cerca de cinquenta navios e empresas acusados ​​de ajudar Pyongyang a contornar as sanções internacionais. Esta é a primeira vez que o Conselho de Segurança, agindo a pedido dos Estados Unidos, designou uma lista tão ampla de entidades como parte do embargo econômico à Coréia do Norte. Em 2017, por iniciativa de Washington, a ONU impôs três conjuntos de sanções econômicas ao país, incluindo suas exportações de carvão, ferro, peixe e têxteis e suprimentos limitados de petróleo. Essas medidas foram decididas após os testes nuclear conduzido por Pyongyang, considerado ameaçador para a estabilidade internacional.


Mexique : une campagne présidentielle sous tension

México: uma campanha presidencial sob tensão

Começa o período de eleição presidencial no México. O candidato favorito de Pollster, Andrés Manuel López Obrador, promete "acabar com a Máfia no poder", fazendo da luta contra a corrupção o ponto central de sua campanha. Cerca de 88 milhões de eleitores vão às urnas no dia 1 de julho para eleger seu presidente, al e também 500 deputados, 128 senadores, oito governadores e cerca de 2800 mandatos locais, incluindo o prefeito da Cidade do México. A votação também poderia marcar o fim de um regime, a do Partido Revolucionário Institucional que governou o país por setenta e um anos até 2000.


Israeli Military Kills 15 Palestinians in Confrontations on Gaza Border

Militar israelense mata 15 palestinos em confrontos na fronteira de Gaza

Milhares de palestinos se reuniram na fronteira de Gaza com Israel na sexta-feira (30) para protestar contra as forças israelenses que mataram 15 pessoas na região. Cerca de 30 mil pessoas chegaram no início do dia no lado de Gaza para montar o que foi anunciado como o início de uma pacífica manifestação de seis semanas. Eles estavam protestando contra o bloqueio de longa data de Israel do território e em apoio às suas reivindicações de retornar às casas no que hoje é Israel. O protesto ocorreu em um momento particularmente carregado, quando os judeus se preparavam para o início do feriado da Páscoa e quando os palestinos observavam o Dia da Terra.

*Tradução nossa *Feliz Páscoa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page