top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


China Slaps Tariffs on 128 U.S. Products, Including Wine, Pork and Pipes

China bate tarifas em 128 produtos dos EUA, incluindo vinhos, carne suína e tubulações

O governo chinês reagiu na segunda-feira (02) às tarifas do presidente Donald Trump sobre aço e alumínio, ameaçando colocar tarifas de até 25% sobre as importações de 128 produtos fabricados nos Estados Unidos, incluindo tubos de aço sem costura. O Ministério do Comércio da China indicou que as tarifas, que publicou pela primeira vez há quase duas semanas, tinham a intenção de pressionar a administração de Trump a recuar de uma guerra comercial latente. Além de impor tarifas adicionais ao aço e ao alumínio da China e de outros países, o presidente Trump ameaçou impor taxas protecionistas sobre outros produtos de fabricação chinesa no valor de US $ 60 bilhões.


Winnie Madikizela-Mandela: Anti-apartheid campaigner dies at 81

Winnie Madikizela-Mandela: ativista anti-apartheid morre aos 81 anos

A ativista sul-africana anti-apartheid e ex-primeira-dama Winnie Madikizela-Mandela morreu aos 81 anos. Ela e seu ex-marido Nelson Mandela, ambos presos, foram um símbolo da luta anti-apartheid do país por três décadas. No entanto, em anos posteriores, sua reputação tornou-se manchada legal e politicamente. Multidões de pessoas de luto e figuras políticas se reuniram em sua casa em Soweto, em Joanesburgo, depois que a notícia da sua morte se concretizou. Foi Madikizela que tomou a frente da luta contra o apartheid depois de Mandela ter sido condenado à prisão perpétua, tornando-se um símbolo internacional de resistência ao movimento.


Para ler a notícia na íntegra, acesse: http://www.bbc.com/news/world-africa-43621112

Justiça alemã liberta ex-presidente catalão e descarta crime de rebelião

O Superior Tribunal de Justiça de Schleswig-Holstein descartou nesta quinta-feira (05) o crime de rebelião atribuído ao ex-presidente catalão Carles Puigdemont no pedido de extradição feito pela Espanha e decidiu deixá-lo em liberdade sob uma fiança de 75.000 euros. A primeira turma dessa corte considerou em princípio que a imputação do crime de rebelião é “inadmissível”, além de entenderem que o crime espanhol de “rebelião” não é equiparável ao alemão de “alta traição”, pois o processo separatista catalão não atenderia os requisitos de “violência” previstos na lei local.


Ex-presidente sul-coreana é condenada por corrupção

A ex-presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, foi condenada a 24 anos de prisão nesta sexta-feira (06) por seu envolvimento em um caso de corrupção que culminou com sua cassação em janeiro de 2017. Além da pena de prisão, Geun-hye terá que pagar uma multa de 18 bilhões de wons. Park, de 66 anos, estava sob prisão preventiva desde março de 2017. Ela foi a primeira chefe de Estado sul-coreano a sofrer impeachment durante o período democrático no país. Sua cassação levou à realização de eleições antecipadas em maio do ano passado, vencidas pelo liberal Moon Jae-in.


Mortos e feridos após um atropelamento em massa na Alemanha

Uma van avançou sobre uma multidão em Münster, no noroeste da Alemanha, provocou ao menos duas mortes e deixou dezenas de feridos. O responsável do atropelamento, que ainda não foi identificado, suicidou-se depois do ocorrido, segundo confirmou a polícia local. As forças de segurança pediram à população para evitar o centro da cidade e ir para casa. O atropelamento aconteceu nos arredores de um conhecido restaurante, o Kiepenkerl, frequentado pela população local e por turistas e situado no centro histórico da cidade. A edição digital do Süddeutsche Zeitung relata que o autor do acidente é um alemão com problemas psicológicos e nascido em 1969. A polícia procura em sua casa por explosivos, segundo a mesma fonte.


Ex-President ‘Lula’ of Brazil Surrenders to Serve 12-Year Jail Term

Ex-Presidente "Lula" do Brasil se entrega para cumprir pena de 12 anos de prisão

Depois de prometer durante meses que uma condenação por corrupção não atrapalharia sua candidatura a um terceiro mandato como líder do Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se entregou à polícia na noite de sábado (07) para começar a cumprir a pena sua sentença. Sua prisão foi uma reviravolta na notável carreira política de Lula, filho de trabalhadores rurais analfabetos que enfrentaram os ditadores militares do Brasil, e como um líder sindical e ajudou a construir um partido de esquerda transformador que governou o Brasil por mais de 13 anos. Sua detenção também foi um desenvolvimento importante nas próximas eleições no Brasil, subindo a corrida para substituir o presidente Michel Temer em outubro.



*Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page