top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


EUA e Reino Unido alertam contra ciberataques russos

Autoridades de segurança dos Estados Unidos e do Reino Unido alertaram sobre ciberataques lançados pelo governo russo em ambos os países, com fins de espionagem política e econômica. Segundo as autoridades americanas e britânicas, os russos estão tentando explorar a popularidade cada vez maior de dispositivos conectados à internet em casas e escritórios. O FBI, a polícia federal americana, e o Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido (NCSC) afirmaram em declaração conjunta que, desde 2015, Moscou está por trás de uma série de ciberataques.


Syrie : les difficultés de l’OPAC pour inspecter le site de Douma

Síria: dificuldades da OPAC para inspecionar o site da Duma

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) está encontrando problemas para investigar os ataques que ocorreram no dia 07 de abril em Douma, na Síria. Cerca de 40 pessoas em Douma morreram de asfixia, no que as ONGs médicas locais, próximas à oposição síria, descreveram como um ataque de cloro, cuja inalação pode causar a morte. O mandato da OPAC é verificar essas alegações, mas não tem autoridade para designar a pessoa responsável pelo ataque. Ahmet Uzumcu, chefe da OPAQ, disse que não sabia quando a missão de investigação poderia ser implantada na Duma. Os EUA e a França acusam a Rússia de bloquear deliberadamente o caminho para os investigadores.


Turquie : le président Erdogan annonce des élections anticipées le 24 juin

Turquia: Presidente Erdogan anuncia eleições antecipadas em 24 de junho


O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou na quarta-feira (18) a realização antecipada de eleições presidenciais e parlamentares em 24 de junho, um ano e meio antes do previsto. O anúncio das eleições antecipadas acontece quando a Turquia enfrenta um difícil contexto regional, com o estouro de conflitos na Síria, e uma situação econômica delicada, com sinais de superaquecimento, apesar do forte crescimento. De acordo com o calendário inicial, as eleições presidenciais e legislativas deveriam ser em 3 de novembro de 2019 e precedidas por uma votação municipal em março do mesmo ano.


Novo presidente de Cuba: “Seremos fiéis ao legado de Fidel Castro”

Miguel Mario Diaz-Canel Bermúdez foi eleito nesta quinta-feira (19) com 99,83% dos votos, presidente de Cuba pela Assembleia Nacional para substituir o general Raúl Castro, que se aposenta após 12 anos no poder. Após a posse, uma nova geração chega ao topo do Estado, embora ainda sob a figura tutelar do general Castro, que permanece até 2021 como primeiro secretário do Partido Comunista, o órgão máximo de decisão na ilha por determinação constitucional. Díaz-Canel iniciará um mandato de cinco anos, renovável por outros cinco em razão do limite de duas legislaturas estabelecido por Raúl Castro para os altos cargos.



EU bans 20 Brazilian meat plants, hits 35 percent of exports

A decisão da Europa de proibir as importações de carne de vários fornecedores brasileiros afeta de 30% a 35% das exportações do país ao bloco e forçará as empresas a encontrar novos mercados, enquanto as autoridades trabalham para reverter a medida, disse Blairo Maggi, ministro da Agricultura do Brasil. Maggi observou que o governo brasileiro solicitaria que uma missão comercial fosse permitida na Europa para negociar uma reversão da medida. Enquanto isso, as empresas brasileiras "terão que buscar novos mercados para substituir rapidamente essas exportações".


Grupo espanhol ETA pede “perdão” a vítimas por ações terroristas do passado


A organização terrorista Euskadi Ta Askatasuna (ETA), que causou a morte de mais de 850 pessoas em cinco décadas de assassinatos, sequestros e sabotagens, pediu perdão e reconheceu o “dano causado no transcurso de sua trajetória armada”. O grupo argumenta que, neste conflito político e histórico, o sofrimento imperava antes que o ETA surgisse e continuou depois que a organização deixou de matar. O ETA, que lutava pela independência do País Basco interrompeu sua ação armada em 2011 e deverá anunciar sua dissolução no primeiro fim de semana de maio.


North Korea 'halts missile and nuclear tests', says Kim Jong-un

Coreia do Norte "interrompe testes nucleares e de mísseis", diz Kim Jong-un

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse que suspendeu todos os testes de mísseis e encerrará o local de testes nucleares. Segundo a agência estatal de notícias do país, A partir de 21 de abril, a Coréia do Norte interromperá os testes nucleares e os lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais. Kim afirmou que testes adicionais são desnecessários porque as capacidades nucleares de Pyongyang foram "verificadas". O anúncio surpresa acontece quando a Coréia do Norte se prepara para conversações históricas com a Coréia do Sul e os EUA. Kim deve se reunir com seu colega sul-coreano, Moon Jae, na próxima semana, para a primeira cúpula inter-coreana em mais de uma década, e o presidente dos EUA, Donald Trump, em junho.


Para ler a notícia na íntegra, acesse: http://www.bbc.com/news/world-asia-43846488

*Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page