top of page

O novo presidente de Cuba: Miguel Díaz- Canel



A ilha de Cuba tem, neste ano, seu primeiro presidente que não carrega o sobrenome Castro, desde a Revolução cubana, de 1959. O nome do sucessor de Raúl Castro é Miguel Díaz-Canel Bermúdez, que assumiu a presidência do país no dia 09 de Abril de 2018. Considerado discreto ao longo de sua carreira política manteve seus interesses alinhados ao regime castrista.


Nascido em 20 de Abril de 1960, em Placetas, na província de Villa Clara, Díaz-Canel, desde a década de 90 integrava o governo burocrático de Cuba e ao longo dos anos ganhou espaço na política do seu país. Com o apoio da classe política e de uma parcela do povo cubano, o novo presidente compromete-se a continuar a filosofia do atual regime. Contudo, o mesmo ressalta a necessidade de reformas.


Com experiência na secretaria do Partido Comunista, assim como no Ministério da Educação em 2009 e vice-presidente do Conselho de Ministros, em 2012, Díaz-Canel, já dava sinais do seu alto desempenho na política cubana.


Em 2016, foi elogiado pela postura ativa em ajudar a população atingida pelo furacão Matthew o que gerou um sentimento de simpatia dos cubanos por Díaz-Canel, que deixou uma imagem positiva aos civis. Reunindo o carisma e a experiência política o novo presidente era um nome forte para o cargo. Raúl nomeou um homem de sua confiança alinhado aos interesses do regime.


Os que analisam o perfil do novo presidente, afirmam que mudanças de fato não serão colocadas em prática. Ele, assumiu um discurso oficial de reforma na economia e política cubana, no entanto, seu mandato será supervisionado pelo antigo presidente para manter o modelo atual do país. A abertura tímida que a ilha passava desde o mandato do ex-presidente dos Estados Unidos da América (EUA) ,Barack Obama, não sofrerá alterações, assim como a linha dura do regime sobre a população.

Miguel Díaz-Canel é considerado um continuísta do regime atual, contudo a projeção sobre seu mandato no futuro, não parece ser tão óbvia como alguns especialistas políticos afirmam.


O encontro entre Miguel e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres na 38º período de sessões da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) realizado em Havana, em Maio deste ano deixou claro que Cuba esta aberta ao multilateralismo.



Referências:


EL PAÍS. A nova cara de Cuba depois de Fidel e Raúl Castro. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/01/internacional/1522610507_166121.html>. Acessado em: 07 de Mai. 2018.

GRANMA. Díaz-Canel recebeu o secretário-geral da ONU. Disponível em: <http://pt.granma.cu/cuba/2018-05-08/diaz-canel-recebeu-o-secretario-geral-da-onu>. Acessado em 09 de Abri. 2018.

CARTA CAPITAL. Quem é Miguel Díaz-Canel, o novo presidente de Cuba? Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/internacional/quem-diaz-canel-o-novo-presidente-de-cuba>. Acessado em 09 de Abri. 2018.


Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page