Dia internacional das telecomunicações e sua importância para a teoria neoliberal
- Cássio Rodrigues - Acadêmico do 3º semestre de
- 22 de mai. de 2018
- 1 min de leitura

O Dia internacional das telecomunicações, 17 de maio, foi instituído pela própria Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, como forma de celebrar o esforço cotidiano promovido pela UIT (União Internacional das Telecomunicações).
Esta data também se refere ao Dia da Sociedade da Informação, criada ao fim da Segunda Guerra Mundial e parte do mundo globalizado que se iniciava juntamente com a revolução tecnológica que viria posteriormente.
A importância desta data pode ser evidenciada pela Teoria Neoliberal das Relações Internacionais, mais especificamente pela Interdependência complexa, proposta por Keohane e Nye. Diferente de uma dependência entre um Estado e outro, a interdependência seria uma relação mutua, com efeitos recíprocos. Já o fato de ser complexa, se deve aos múltiplos atores presentes no atual cenário internacional.
A globalização, entendida a partir do termo globalismo, segundo os pensadores, é definida como um tipo de interdependência com características especiais múltiplas e redes consideradas globais.
No cenário atual globalizado, em meio a forte interdependência complexa, os pensadores neoliberais como Keohane e Nye, vêem a importância dos esforços da UIT para proporcionar a melhor cooperação interestatal de forma a gerar uma maior integração entre eles. Cooperação essa que é um dos pilares do pensamento neoliberal.
A importância do dia 17, evidenciada pela teoria neoliberal, deve-se ao fato de, no mundo globalizado em que vivemos, a comunicação rápida entre os atores internacionais proporciona um cenário mais favorável à cooperação entre eles.
Referências:
SARFATI. Teorias das Relações Internacionais: SP, 2005
UOL. Dia Mundial das telecomunicações e da sociedade da informação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/0517---dia-mundial-das-telecomunicacoes-e-da-sociedade-da-informacao.htm> acesso em 14 de maio de 2018
Comments