top of page

Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz

Celebrado no dia 29 de maio, o Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz é uma forma de homenagear aqueles que dedicam suas vidas em prol de outras. Também conhecidos como “capacetes azuis”, os trabalhadores das tropas multinacionais das Forças de Paz das Nações Unidas (ONU), atuam no intermédio da resolução de conflitos internacionais e na busca da garantia dos Direitos Humanos em países com problemas sociais, desenvolvendo um papel de mantenedores da paz.

As Forças de Paz foi uma das maneiras criadas pela ONU para manter a paz e a segurança internacional. Milhares de policiais militares e civis, juntamente a milhares de voluntários, vêm servindo as forças de paz em suas missões.


Historicamente, a primeira missão de paz foi iniciada em 1948. Em meio às incertezas da primeira guerra árabe-israelense, a operação contava com cerca de 120 homens desarmados, trajando uniformes diversos, que monitoravam uma trégua instável.


Em 1988, como forma de reconhecimento pelas grandes contribuições para a realização de um dos princípios fundamentais das Nações Unidas, as Forças de Paz da ONU receberam o Prêmio Nobel da Paz.


Partindo de uma perspectiva Cosmopolita de Relações Internacionais, em relação ao tema da paz, como a paz buscada pelos capacetes azuis, o teórico crítico Andrew Linklater (1992), baseado em Kant – que considerou que a essência das relações internacionais não reside no conflito entre estados, mas na relação entre seres humanos – aborda a possibilidade de os indivíduos serem, também, atores centrais nas relações internacionais.


Segundo Linklater, os indivíduos poderiam constituir uma Sociedade Mundial fundamentada em valores que limitariam as ações do Estado. A paz perpétua, como a paz buscada pela ONU e seus trabalhadores das Forças de Paz, seria alcançada através da constituição desta sociedade mundial com instituições supranacionais, regendo repúblicas com governos representativos. Nesse sentido, o fortalecimento de uma sociedade de cidadãos do mundo ordenados por uma ética cosmopolita evitaria que a guerra entre Estados sucedesse.


De tal modo, o trabalho executado pelos trabalhadores das Forças de Paz das Nações Unidas possui grande relevância no processo de manutenção de paz, fazendo valer o dia como homenagem. Através das ações realizadas nas missões de paz inúmeros locais retomam sua estabilidade, voltando a ser seguro para as pessoas que ali vivem e construindo pontes para que a soluções definitivas para a instalação da paz venham ocorrer.


REFERÊNCIAS

LINKLATER, Andrew. The question of the next stage in international relations theory: a critical‑theoretical point of view. Millennium: Journal of International Studies. 1992. Vol, 21. P, 77‑98.


ONUBR. ONU conta história das Missões de Manutenção de Paz que completam 68 anos. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/onu-conta-a-historia-missoes-de-manutencao-de-paz-que-completa-68-anos-de-existencia/>. Acesso em maio de 2018.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page