top of page

Novas diretrizes diplomáticas dos Estados Unidos e da Coreia do Norte


Após 70 anos sem reuniões oficiais, os líderes da Coreia do Norte e Estados Unidos - Kim Jong-un e Donald Trump, respectivamente - se encontraram para discutir, dentre outros assuntos, a desnuclearização bélica da parte norte da península coreana. Os intuitos de Washington para a cúpula são que esta vá além de “apenas uma sessão de fotos”, possibilitando quiçá uma visita do Líder Supremo Norte coreano aos Estados Unidos como expôs Trump recentemente em entrevista.

Historicamente a Coreia do Norte se posiciona no Sistema Internacional de maneira a ratificar sua soberania através do uso da força, fazendo demonstrações de sua capacidade militar e ameaças como as insinuações dos grandes botões nucleares sobre a mesa. Tais afirmações reforçam a perspectiva neo-realista do assunto pois, como proposto por Mearsheimer, ao deparar-se com a incerteza dos atores internacionais a Coreia do Norte valeu-se do discurso do poder-força para se fazer ouvido e temido.

Entretanto, nas semanas que precederam o encontro do dia 12 de junho, Pyongyang passou a adotar medidas como o afastamento dos três principais generais das forças armadas tradicionais em suas visões, o que leva a crer em um novo caminho mais diplomático para as relações internacionais da Coreia do Norte com o mundo.

Nesse sentido, a luz da teoria neoliberal, a cúpula pode representar os primeiros passos para institucionalização da agenda de desnuclearização da Coreia do Norte e aproximação desta com o mundo, bem como os possíveis passos básicos do que seria uma interdependência complexa assimétrica - assimetria devido à diferenças na sensibilidade e vulnerabilidade do Estado Norte Coreano e o Estados Unidos - como proposto por Nye e Keohane.

Os autores pressupõem que na interdependência complexa, o apelo às questões militares se torne mais brandos em prol de uma cooperação nos assuntos mais sensíveis aos agentes - aqui representado na tentativa de encerrar o plano nuclear da Coreia e iniciar um diálogo entre esta e o mundo - dando enfoque às agendas domésticas e internacionais que abarquem as necessidades da sociedade civil, Estados e Organizações Internacionais indo para além das questões puramente militares e chegando em relações transnacionais e transgovernamentais.

Espera-se que os desdobramentos deste novo caminho diplomático da Coreia do Norte afaste o clima de similar tensão da guerra fria e rearranje o sistema internacional para ganhos absolutos aos agentes.


REFERÊNCIAS


SARFATI, Gilberto. Teoria das Relações Internacionais, 2005


JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. Donald Trump é Kim Jong-Un chegaram a Singapura para encontro Histórico. Disponível em: (https://www1-folha-uol-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/www1.folha.uol.com.br/amp/mundo/2018/06/donald-trump-e-kim-jong-un-chegaram-a-singapura-para-encontro-historico.shtml?amp_js_v=a1&amp_gsa=1&usqp=mq331AQCCAE%3D#amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fmundo%2F2018%2F06%2Fdonald-trump-e-kim-jong-un-chegaram-a-singapura-para-encontro-historico.shtml&ampshare=https%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fmundo%2F2018%2F06%2Fdonald-trump-e-kim-jong-un-chegaram-a-singapura-para-encontro-historico.shtml&ampshare=https%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fmundo%2F2018%2F06%2Fdonald-trump-e-kim-jong-un-chegaram-a-singapura-para-encontro-historico.shtml&ampshare=https%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fmundo%2F2018%2F06%2Fdonald-trump-e-kim-jong-un-chegaram-a-singapura-para-encontro-historico.shtml&ampshare=https%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Fmundo%2F2018%2F06%2Fdonald-trump-e-kim-jong-un-chegaram-a-singapura-para-encontro-historico.shtml) Acesso em: 10 de junho de 2018


JORNAL EXPRESSO. O dia em que o Trump vai encontrar Kim Jong-un Disponível em: < http://expresso.sapo.pt/internacional/2018-06-09-O-dia-em-que-Trump-vai-encontrar-Kim-Jong-un#gs.VyqAbs4> Acesso em: 10 de junho de 2018

UOL. A história por detrás do cancelamento da Cúpula entre Trump e Kim Jong-um. Disponível em: <

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2018/05/25/a-historia-por-tras-do-cancelamento-da-cupula-entre-trump-e-kim-jong-un.htm> Acesso em: 10 de junho de 2018

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page