top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


Trump retira ditador da Coreia do Norte do isolamento num degelo histórico cheio de dúvidas


Os Estados Unidos ofereceram garantias de segurança ao regime de Pyongyang, devido ao comprometimento da Coreia do Norte de desnuclearizar completamente a península. Estas são as grandes promessas da declaração conjunta que o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, assinaram ao final da sua cúpula de quatro horas em Singapura. Entre os participantes desse momento da cúpula se encontravam, por parte dos EUA, o conselheiro de Segurança Nacional, o secretário de Estado. E do lado de Kim, participaram sua irmã, Kim Yo-jong e o chefe de Gabinete Kim Chang-son.


Argentina dá primeiro passo para descriminalização do aborto


A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou nesta quinta-feira (14) um projeto de lei que descriminaliza o aborto. O texto aprovado pelos deputados descriminaliza qualquer aborto até a 14ª semana de gestação e não apenas nas circunstâncias previstas atualmente por lei. Até esse período da gravidez, seria permitido abortar gratuitamente nos hospitais do sistema público de saúde do país. A iniciativa foi aprovada com 129 votos a favor, 125 contra e uma abstenção. O resultado da votação na Câmara era incerto até o último momento. A proposta segue agora para o Senado.


Malgré les tensions, l’Italien Conte au rendez-vous de Macron à Paris

Apesar das tensões, o conde italiano na reunião de Macron em Paris


O chefe do governo italiano, Giuseppe Conte, manteve sua nomeação em Paris com o Presidente da República, Emmanuel Macron, apesar da forte tensão diplomática entre os dois países sobre a crise migratória, que desafia a unidade da Europa. Macron havia de fato denunciado irresponsável do governo italiano na gestão de Aquário, o navio humanitário que Roma se recusou a permitir atracar. A bordo, a maioria dos exilados da África. A relação entre Paris e Roma, cada vez mais tensa por causa da pressão migratória que paralisa toda a Europa e se deteriorou abruptamente com a crise do navio Aquário.


Espanha devolve o direito à saúde gratuita para imigrantes sem documentos


O novo Governo espanhol vai devolver aos imigrantes sem documentos o direito de serem atendidos pela rede de saúde pública do país. Essa decisão política é uma das primeiras a ser colocada em prática pelo novo presidente. A decisão teve um impacto sobre os estrangeiros doentes, inclusive aqueles que tinham direito à assistência médica, e organizações como Médicos do Mundo reuniram mais de 1.000 casos de pessoas com doenças crônicas graves não atendidas ou das quais se tentou cobrar. A decisão significa a reversão de uma medida tomada em 2012 pelo anterior Governo do Partido Popular.


Commerce : les représailles des autorités chinoises ont été immédiates

Comércio: a retaliação das autoridades chinesas foi imediata


Pequim aplicará um imposto alfandegário de 25% sobre uma lista de produtos agrícolas e industriais norte-americanos. Como os Estados Unidos, a China aplicará seus impostos em uma primeira lista de produtos que representam US $ 34 bilhões em importações, enquanto prepara outra lista de US $ 16 bilhões, incluindo hidrocarbonetos. Ao visar produtos agrícolas como a soja, a China está atacando o coração dos EUA. Enquanto isso, Washington ameaça taxar até 150 bilhões de dólares em produtos chineses.


Afghanistan extends ceasefire with Taliban

Afeganistão amplia o cessar-fogo com os talibãs


O Afeganistão ampliou seu cessar-fogo unilateral com o Talibã após uma trégua inicial observada por ambos os lados durante o período do festival Eid. O presidente Ashraf Ghani pediu aos militantes que sigam o exemplo do governo e participem das negociações de paz. Em cenas extraordinárias, os militantes estão abraçando membros da força de segurança e fazendo selfies com os cidadãos. No entanto, 25 pessoas morreram em um ataque suicida em uma reunião de funcionários do Talibã e do governo em Nangarhar.


Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://www.bbc.com/news/world-asia-44507090


Opec: Saudis keen to pump more oil but cartel's other members not sold

Opep: Sauditas querem bombear mais petróleo, mas outros membros do cartel não são vendidos

Como a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) se prepara para se reunir em 22 de junho, seus membros estão olhando para um mundo muito diferente do que apenas alguns anos atrás. O enorme excesso de oferta de petróleo e os preços do fundo do poço desapareceram. A economia global é mais forte, a demanda por energia fóssil está em um nível recorde, e o acordo nuclear que permitiu que o Irã, um membro da Opep, começasse a vender petróleo novamente está em pedaços. A demanda por petróleo bruto agora supera a oferta, e os membros da Opep debaterão se devem elevar o limite de produção de 18 meses para estabilizar os preços.



*Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page