top of page

Os ciclos discursivos da política espanhola


As dinâmicas existentes na política espanhola são conhecidas internacionalmente pela constante luta por reconhecimento de poderes, tanto em nível regional (os históricos casos dos movimentos separatistas), como em nível nacional. A renúncia de Mariano Rayol da condição de premiê nacional é mais um capítulo nessa cronologia, que possui reverberações que ultrapassam as fronteiras do país. Sob uma perspectiva do pós-modernismo nas Relações Internacionais, é possível depreender como os fenômenos realidade e discurso estão entrelaçados na política mundial.


As práticas pós-modernistas, apoiadas em uma concepção de crítica ao positivismo científico, se pautam em um cenário de profundas transformações, em escala global, dentre outras áreas, as Relações Internacionais. Logo, estas questionam o conhecimento relacionado aos fatos internacionais que se apresentam como advindos da natureza, mostrando sua construção a partir de elementos como a textualidade (DER DERIAN & SHAPIRO, 1989; RESENDE, 2010).


Analisar a realidade como um conjunto de textos, construídos a partir de uma série de forças propulsoras, significa reconhecer que fatos podem assumir distintos significados, não sendo possível selecionar um e considerar este como “verdadeiro” a não ser que outras interpretações sejam silenciadas e subjulgadas (NOGUEIRA & MESSARI, 2005).


Remetendo mais uma vez ao caso espanhol, a chegada ao posto de Primeiro-Ministro de Pedro Sánchez atesta ao menos três possíveis fatos acerca do atual momento da Espanha: os jogos de poder entre os partidos espanhóis, alcança um dos seus episódios de maior repercussão na recente história. A moção de censura apresentada para Rayol foi aprovada por 180 parlamentares da Cámara Baja del Parlamiento, rejeitada por 169 e abstida por apenas 1 parlamentar, mostrando uma grande polaridade no cenário atual do país.


Outro ponto diz respeito à onda transformadora na política internacional a partir dos preceitos de ética e transparência na gestão pública, considerando que o motivo apresentado para justificar a renúncia de Rayol foram as sucessivas acusações de corrupção, envolvendo seu nome e de diversos membros de seu partido, enquanto primeiro-ministro: o caso Gürtel, considerado o maior escândalo político desde a queda da ditadura franquista, em 1975, e que em síntese, se trata de uma série de acordos entre redes empresas e o Partido Popular (PP), de Rayol, para a contratação e execução de diversos contratos de administrações em diversas regiões da Espanha, e que resultou na condenação de 29 acusados, vários ligados ao PP, em penas que somadas ultrapassam os 500 anos de prisão.


Um terceiro ponto, e talvez o que seja objeto de atenção para as próximas ações que ocorram no país é a do apoio de grupos independentistas e nacionalistas espanhóis, como movimentos do País Basco e da Catalunha, que nos últimos anos, vem apresentando diversos episódios de atrito com o centro de poder situado em Madri. Ao ratificar que seu governo será pautado em preceitos como diálogo, consenso e igualdade, Sanchéz abre um leque de possibilidades e dúvidas quanto ao rumo que seu governo, mesmo que temporário, tomará, tanto em nível nacional quanto em nível regional.


Consequências já podem ser vistas, segundo ministros do Governo, principalmente na economia nacional, pois, desde o anúncio da Monção de Censura, no final de maio, a principal bolsa de valores do país Ibex 35 registra instabilidade em suas transações, além do fato ter contribuído para o aumento da classificação de risco de crédito ao país frente às agências de risco internacional.


O que se pode considerar com o que foi exposto? Tudo e nada. A ascensão do Partido Socialista Operário Espanhol mostra um ponto de inflexão na política do país, pois, nesse momento, o discurso “vencedor” pertence a um grupo de pessoas com ideologias esquerdistas, como se convencionou denominar, e que, desde a década de 1980 trava forças com o Partido Popular pelo controle dos cargos mais importantes do poder nacional.


Entretanto, as relações internacionais não podem ser desconsideradas, assim como sua influência nos comportamentos do agora presidente do governo. A atual situação econômica da Espanha, em consonância a muitos países da União Europeia se apresentam conflitantes com o discurso de fim de políticas de austeridade, desenvolvidas por Rayol. Indicadores como crescimento econômico, gastos públicos, percepção dos acontecimentos no país são propulsores de mais questionamentos do que de respostas com a entrada de Sanchéz, e, tanto movimentações internas, como a aceitação do político frente ao país quanto movimentações externas, serão decisivas nos próximos episódios.


Referências

FARAÑAS, Tamara. ¿ Deja Rajoy un país mejor que el que encontró? España, tras la ‘era Mariano’. Disponível em: < https://www.elconfidencial.com/espana/2018-06-03/rajoy-deja-espana-mejor-datos-economia_1573245/>. Acesso em 17 jun. 2018.


GIL, Tamara. Rayol: qué es el caso Gürtel, la trama de corrupción que tumbó al presidente de España. Disponível em: http://www.bbc.com/mundo/noticias-internacional-44337117. Acesso em 17 jun. 2018.


JORNAL GGN. Presidente do Partido Socialista Operário Espanhol assume governo da Espanha. Disponível em: https://jornalggn.com.br/noticia/presidente-do-partido-socialista-operario-espanhol-assume-governo-da-espanha. Acesso em 17 jun. 2018.


NOGUEIRA, João Pontes; MESSARI, Nizar. Teoria das Relações Internacionais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 250 p.


RESENDE, Erica Simone Almeida. A Crítica Pós Moderna/Pós-Estruturalista nas Relações Internacionais. Editora da Universidade Federal de Roraima. 98 p.


SPUTNIK. Gobierno español: la moción de censura crea inestabilidad económica. Disponível em: https://mundo.sputniknews.com/politica/201805291079105482-que-consecuencias-lleva-mocion-de-censura-contra-mariano-rajoy/. Acesso em 17 jun. 2018.


__________________. El Partido Socialista Europeo celebra la elección de Pedro Sanchéz en España. Disponível em: https://mundo.sputniknews.com/espana/201806011079206484-a-socialistas-les-cae-bien-pedro-sanchez/. Acesso em 17 jun. 2018.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page