top of page

Filippo Grandi: os desafios à política de refúgio no mundo


Fonte: FC (2013)

O Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi, que assumiu o cargo em 2016, encontra inúmeros desafios para promover políticas de amparo aos refugiados. Com experiência desde a década de 80 no ACNUR, Grandi representou o órgão em diversas missões, seu maior desafio está em continuar a missão do ACNUR e assegurar a todo deslocado forçado de sua região um lugar seguro para residir.

De acordo com dados da agência para refugiados existem cerca de 65,6 milhões de pessoas deslocadas à força no mundo. Diante este número e com cortes significativos no orçamento geral do ACNUR, a continuidade de políticas de amparo aos refugiados fica bastante comprometida. A ONU contabiliza um déficit bilionário no orçamento do ACNUR. A colaboração dos Estados é fundamental para a continuidade das políticas da agência.

O Alto Comissário se pronunciou ainda, sobre os novos desafios da seguinte forma: “O ACNUR está navegando águas extraordinariamente difíceis”, não mascarando a real situação sobre refugiados. Grandi em visita a Líbia, este ano, reconheceu o drama vivido pela população local e lamenta as mortes oriundas da situação de vulnerabilidade “With displaced Libyan children from Tawergha. All attention is on refugees and migrants transiting through Libya. Hundreds of thousands of Libyan displaced people are often forgotten: yet internal conflict has caused hardship to many”.

A fuga de pessoas em situação de risco é outro ponto delicado. Apesar da mídia internacional noticiar com frequência o alto número de pessoas que tentam entrar em países europeus, fugindo de guerra civil e fome, apenas uma quantidade pequena é recepcionada pelo continente. Segundo dados da ACNUR (2017) sobre a situação de refúgio no mundo, os lugares que mais recebem refugiados são países do Oriente Médio e do continente africano.

Comemorado Em alusão ao Dia Mundial dos Refugiados, o ACNUR ressalta o debate mais claro e aberto para combater os desafios e promover a missão que é levar segurança a todos aqueles que necessitam de proteção. Em alinhamento com a missão da organização agencia Filippo Grandi, busca uma atuação segura e com o apoio dos Estados signatários do ACNUR para contribuir com políticas voltadas ao fortalecimento da promoção dos Direitos Humanos, buscando assim, a sinergia a contribuição adequada dos atores internacionais.


Referências

AGÊNCIA DA ONU PARA REFUGIADOS. Dados sobre Refúgio. Disponível em: <http://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/>. Acessado em: 19 de Jun. 2018.

AGÊNCIA DA ONU PARA REFUGIADOS. Filippo Grandi assume como Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados. Disponível em: <http://www.acnur.org/portugues/2016/01/04/filippo-grandi-assume-como-alto-comissario-das-nacoes-unidas-para-refugiados/>. Acessado em: 19 de Jun. 2018.

NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. ONU lamenta a decisão dos EUA de se retirar de pacto global sobre migração. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/onu-lamenta-decisao-dos-eua-de-se-retirar-de-pacto-global-sobre-migracao/>. Acessado em: 19 de Jun. 2018.

NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. Rombo de mais de US$ 1 bilhão no orçamento do ACNUR ameaça assistência para sírios na Jordânia e no Líbano. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/rombo-de-mais-de-us-1-bilhao-no-orcamento-do-acnur-ameaca-assistencia-para-sirios-na-jordania-e-no-libano/>. Acessado em: 19 de Jun. 2018.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page