top of page

Copa do Mundo: Um acontecimento para além do futebol


A Copa do Mundo é um megaevento esportivo criado em 1928 na França através da Federation Internacionale de Football Association (FIFA). O evento possui grande apreço popular e o futebol é a única modalidade esportiva deste torneio. Durante a realização do evento futebolístico, o país sede recebe uma enorme visibilidade externa, tanto das suas ações, quanto aos atos dos jogadores que representam seus países na competição.

Um episódio marcante deste ano, que trouxe a tona uma antiga questão geopolítica envolvendo a Sérvia e Kosovo na Copa do Mundo na Rússia, foi à comemoração dos jogadores Xhaka e Shaqiri após marcarem um gol cada na vitória contra a Sérvia. Durante a celebração, considerada política, ambos os jogadores fizeram o gesto com as mãos, da águia de duas cabeças, símbolo da bandeira albanesa.

A postura dos atletas tem explicação no local de origem de seus familiares, já que Xherdan Shaqiri e os pais de Granit Xhaka são originários de Kosovo com heranças albanesas. Os familiares de ambos os jogadores fugiram para a Suíça devido à guerra que se instaurava na região em decorrência do fim da Iugoslávia e a fragmentação de seu território em diversos Estados.

A homenagem à Albânia é justificada, pois o país, assim como Estados Unidos, Alemanha, França e Portugal, reconhece a independência de Kosovo, que até 2008 integrava o território sérvio. A Sérvia reivindica a região Kosovar, alegando que sua independência foi declarada de forma unilateral, sem qualquer negociação constitucionalmente aceitável. O governo sérvio teve apoio de Rússia, Espanha e Brasil, que não consideram a emancipação de Kosovo legitima.

O comitê disciplinar da FIFA abriu um processo contra os jogadores suíços, já que a entidade proíbe manifestações políticas durante os jogos de futebol e a multa recebida pela infração foi de 10 mil francos suíços, cerca de 38 mil reais. O ato dos jogadores teve grande reverberação nas redes sociais e o presidente de Kosovo, assim como o Ministro de Comércio e Indústria, Bajram Hassani, parabenizaram os atletas pela atuação. O primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, disse que os jogadores foram punidos porque não se esqueceram de onde vieram. Além disso, Rama lançou uma campanha com o lema “Não tema a águia”, para arrecadar dinheiro para pagar a multa recebida pelos jogadores.

Baseando-se na Teoria Construtivista das Relações Internacionais, é possível entender um dos fatores que influenciaram na comemoração dos jogadores suíços. A teoria Construtivista foi introduzida por Nicholas Onuf e se tornou mais conhecida através do artigo publicado em 1992 de Alexander Wendt, intitulado Anarchy is What States Make of It.

Os construtivistas não utilizam o termo atores, mas sim, agentes. Isso porque eles entendem que os atores seguem um “script”, enquanto que o agente tem a total liberdade de ação, ele é o construtor da realidade, porém esse agente está em constante relação. A relação entre os agentes gera uma nova estrutura, considerada espiral, pois nunca se repete. No momento em que a estrutura é criada, ela também modifica as ações do agente.

O construtivismo de Wendt é estatocentrista, ou seja, o Estado é o inicio, meio e fim das ações internacionais. Segundo Castro (2012, p.389): “Wendt chega a atribuir ações e reações humanas (antropomorfismo) ao caráter despersonalizado do Estado, atrelado ao conceito de “‘agência corporativa”“.

O termo “agência corporativa” são particularidades próprias que constituem um indivíduo. São conjuntos sociais como crença ou lugar de nascimento, e podem se tornar referências para pessoas partilharem valores e opiniões. Portanto, o gesto de Xhaka e Shaqiri de colocar as mãos abertas juntas, com os polegares cruzados e os dedos estendidos para fazer o que parece ser a águia de duas cabeças exibida na bandeira da Albânia foi à forma de mostrar a manifestação do Estado de Kosovo para o mundo.


REFERÊNCIAS

CASTRO, Thales. Teoria das Relações Internacionais / Thales de Castro – Brasília: FUNAG, 2012.

Espn. Sérvia x Suíça: Shaqiri e Xhaka fazem comemoração em defesa do Kosovo e provocam adversários da Copa do Mundo. Disponível em: <http://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/4449349/servia-x-suica-shaqiri-e-xhaka-fazem-comemoracao-em-defesa-do-kosovo-e-provocam-adversarios-da-copa-do-mundo> Acessado em: 01 de julho de 2018


El Páis. La celebración ‘política’ de Xhaka y Shaqiri que ha enfadado a Serbia. Disponível em: <https://elpais.com/deportes/2018/06/23/mundial_futbol/1529768574_136993.html> Acessado em: 01 de julho de 2018


New York Times. FIFA abre processo disciplinar contra Xhaka, Shaqiri. Disponível em: <https://www.nytimes.com/aponline/2018/06/23/sports/soccer/ap-soc-fifa-disciplinary-proceedings.html> Acessado em: 01 de julho de 2018

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page