top of page

O Dia Internacional da População


Em 11 de julho de 1987 foi decretado pela ONU (Organização das Nações Unidas) o Dia Internacional da População Mundial, que, segundo dados da própria organização, o numero de habitantes no mundo chegou a marca de 5 bilhões de pessoas. O proposito de tal data tem como alvo chamar a atenção da sociedade civil, de Organizações Internacionais e de Governantes sobre a importância das questões populacionais vigentes e das possíveis problemáticas que a envolvem.

Uma das grandes preocupações relacionadas a este aumento é a questão da distribuição de recursos naturais, visto que, cada vez mais a demanda populacional carece de melhores condições de vida. A dicotomia existente entre os países desenvolvidos que detém maior controle e poder desses recursos e países subdesenvolvidos que lutam para sobreviver com, basicamente, o que possuem em seu território, representa a maior preocupação da ONU.

Ao levar em conta esta dicotomia e analisarmos o cenário atual, veremos que cada vez mais as diferencias sociais internas da maioria dos países se acentuam, conflitos interestatais cada vez mais presentes intensificam as problemáticas da fome mundial e da crise de migração. Além do uso desenfreado e irresponsável dos recursos naturais esgotáveis por parte dos Estados e da própria população civil colocando em risco o futuro do planeta.

À luz do pensamento neoliberal de Relações Internacionais, a solução para as diversas adversidades do presente momento e as possíveis futuras pode ser abordada a partir da Teoria da Interdependência Complexa, que pressupõe a dependência mutua entre os atores que constituem. Citando Joseph Nye e Robert Keohane “a Interdependência é uma situação caracterizada por efeitos recíprocos entre os países ou entre os atores de diferentes países ou simplesmente o estado de mútua dependência” (SARFATI, 2005). Dessa maneira, todos os atores internacionais têm sua participação e importância em todo e qualquer processo de uma agenda global. No caso em debate, as Organizações Internacionais, como a própria ONU, possuem papel fundamental para alcançar o equilíbrio entre o avanço da população mundial e a utilização de recursos naturais de forma adequada; pressionam os Estados a tomarem medidas que visem o bem-estar geral de suas nações além de persuadir a adoção de medidas sustentáveis por parte da população civil.

Como dizem os autores neoliberais Nye e Keohane (1977) “o palco está cheio”, em outras palavras a conscientização e a união dos mais diversos atores que compõe o sistema internacional faz-se extremamente necessária para assegurar a vigente geração e salvaguarda as futuras, portanto, a sociedade civil global sendo o ator que sofre diretamente com o aumento populacional, deve ser o mais interessado nessa temática, possuindo consciência e responsabilidade pelo seus atos.


Referências:

Dia Mundial da População. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/calendario-comemorativo/dia-mundial-da-populacao>. Acesso em Julho de 2018.

FREIRE, Antonio Rodrigo. Neoliberalismo e a Teoria da Interdependência Complexa. Disponível em: <https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=7410>. Acesso em Julho de 2018.

Os perigos do crescimento da população mundial. Disponível em: <https://www.inbs.com.br/perigos-crescimento-populacao-mundial/>. Acesso em Julho de 2018.

SARFATI, Gilberto. Teoria das Relações Internacionais. São Paulo: Saraiva, 2005.



Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page