Destaques da Semana pelo Mundo
- Cássio Pereira - Acadêmico do 8º semestre de
- 20 de jul. de 2018
- 3 min de leitura

EUA apresentam queixa à OMC contra UE, China e México por represálias a tarifas sobre aço e alumínio
Os Estados Unidos aumentaram ainda mais pressão sobre a batalha comercial com a apresentação de uma queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC) para denunciar medidas de retaliação adotadas por União Europeia, China, Turquia, Canadá e México em resposta às taxas sobre aço e alumínio. Washington considera agora que as taxações confirmadas no mês passado sobre as importações norte-americanas desses dois metais “são justificadas” a fim de proteger a indústria local e preservar a integridade econômica do país.
Para acompanhar a notícia completa, acesse: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/07/16/internacional/1531767080_423622.html

Donald Trump et Vladimir Poutine sont des alliés objectifs mais pas égaux
Donald Trump e Vladimir Putin são aliados objetivos, mas não iguais
O encontro bilateral entre Donald Trump e Vladimir Putin que ocorreu em Helsinque, na capital da Finlândia, foi considerado acima de tudo, um espetáculo. Ambos os presidentes são bastante populares na mídia internacional e seus fatos, assim como suas ações são amplamente comentadas. O descontentamento dos países ocidentais com a reunião foi claro, já que essa visão estratégica entre Washington e Moscou é considerada uma perigosa recomposição de alianças que agora poderiam marcar o equilíbrio de poder entre os EUA e a Rússia.
Para ler a notícia completa, acesse: https://www.lemonde.fr/idees/article/2018/07/18/donald-trump-et-vladimir-poutine-sont-des-allies-objectifs-mais-pas-egaux_5332959_3232.html

Europe and Asia Move to Bolster Global Systems That Trump Has Attacked
Europa e Ásia se mobilizam para reforçar os sistemas globais que Trump atacou
Do comércio à regulamentação e segurança, os tradicionais aliados dos Estados Unidos estão acelerando seus esforços para fortalecer um sistema global que o presidente Trump parece preparado para derrubar. Depois de meses de indecisão atordoada, os países empreenderam uma enxurrada de esforços destinados a preservar a ordem baseada em regras que os Estados Unidos criaram após a Segunda Guerra Mundial e defenderam desde então. No passado, as expectativas para essas reuniões eram baixas, dados os conflitos sobre comércio e direitos humanos entre europeus e chineses.
Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://www.nytimes.com/2018/07/18/world/europe/trump-eu-china-japan-trade.html

Governo Ortega lança ataque sobre cidade rebelde na Nicarágua, enquanto aumenta a pressão internacional
Daniel Ortega atacou, na terça-feira (17), grande com uma grande força parte da resistência na Nicarágua. Entre 1.500 e 2.000 pessoas armadas, entre Exército, Polícia e paramilitares cercaram Masaya, localizada a 35 quilômetros de Manágua, com o objetivo de arrasar os rebeldes de um lugar que, até agora, tinha permanecido impassível perante as forças do Governo. A estratégia de Ortega é que qualquer indício de resistência deve ser eliminado antes da comemoração dos 39 anos do triunfo da Revolução Sandinista. Os protestos já duram três meses e deixaram mais de 300 mortos.
Para ler a notícia completa, acesse: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/07/17/internacional/1531796427_481876.html

Turkey ends state of emergency after two years
Turquia termina estado de emergência depois de dois anos
O governo turco acabou com o estado de emergência nacional que foi imposto dois anos atrás após uma tentativa fracassada de golpe, segundo a mídia estatal. Sob o estado de emergência, dezenas de milhares de pessoas foram presas ou demitidas de seus empregos. No entanto, o governo decidiu não prorrogá-lo novamente após sete renovações de três meses. A decisão chega semanas depois que o presidente Recep Tayyip Erdogan foi reeleito. Durante a campanha, os candidatos da oposição disseram que a primeira coisa que fariam se vencessem seria o fim do estado de emergência.
Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://www.bbc.com/news/world-europe-44881328

Israel passes controversial 'Jewish nation-state' law
Israel transmite a controversa lei "Estado-nação judaica"
O parlamento de Israel adotou na quinta-feira (19) uma lei que define o país como o estado-nação do povo judeu, provocando temores de que ele leve à discriminação contra seus cidadãos palestinos. A legislação, adotada por 62 votos a 55, faz do hebraico a língua nacional do país e define o estabelecimento de comunidades judaicas como sendo de interesse nacional. O projeto também tira o árabe de sua designação como língua oficial, rebaixando-o para um "status especial" que permite seu uso contínuo dentro das instituições israelenses.
Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://www.aljazeera.com/news/middleeast/2018/07/israel-passes-controversial-jewish-nation-state-law-180719050559316.html
*Tradução nossa
Comments