top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


Brasil fecha fronteira terrestre com a Venezuela por ordem judicial que veta entrada de novos imigrantes

A fronteira do Brasil com a Venezuela foi fechada na segunda-feira (06) em cumprimento à decisão do juiz federal Helder Girão Barreto emitida no domingo. A decisão do juiz foi tomada mesmo após a Advocacia-Geral da União, o Ministério dos Direitos Humanos e o Ministério Público Federal terem se manifestado contrários ao Decreto Estadual 25.681, que determina maior rigor da segurança pública e das forças policiais na fronteira. No primeiro semestre desse ano, 56.740 venezuelanos procuraram maneiras de legalizar sua situação no Brasil, 35.540 deles através de pedidos de refúgio.


Venezuela cracks down on opposition in wake of 'attack'

Venezuela reprime oposição na esteira de 'ataque'

Um legislador da oposição venezuelano foi preso e um mandado foi emitido para outro que vive no exílio, em meio a uma repressão após um suposto ataque de drone contra o presidente Nicolás Maduro. O governo culpou Juan Requesens e Julio Borges pelo que chama de “tentativa de matar o presidente”. Os movimentos ocorreram quando um oficial do governo revelou planos para despir a imunidade. A oposição diz que o governo lançou dois drones, um dos quais explodiu perto do pódio onde o presidente Maduro estava fazendo um discurso, para apoiar sua teoria de que a oposição é golpista conspirando para derrubar o líder.


Para ler a notícia completa, acesse: https://www.bbc.com/news/world-latin-america-45112582

Yémen : à Saada, une trentaine d’enfants tués, victimes d’un raid aérien contre un bus

Iêmen: Em Saada, trinta crianças mortas, vítimas de um ataque aéreo contra um ônibus

Dezenas de pessoas, incluindo pelo menos 29 crianças, foram mortas na quinta-feira (09) na província de Saada. Este é mais um massacre na guerra que continua no Iêmen. O ataque aéreo que é resultado da coalizão liderada pelos sauditas, apoiada pelos Emirados Árabes Unidos. Localizada no norte do país, perto da fronteira com a Arábia Saudita, Saada é a fortaleza histórica da rebelião Houthi, apoiada pelo Irã e combatida por Riad e seus aliados nos últimos três anos. Desde a intervenção da coalizão saudita em março de 2015 em apoio às forças do presidente Abd Rabbo Mansour Hadi, o conflito iemenita matou 10 mil pessoas.


Argentina abortion: Senate defeats bill after polarising debate

Aborto na Argentina: Senado derrota projeto de lei após debate polarizado

O Senado da Argentina rejeitou um projeto de lei que teria legalizado o aborto nas primeiras 14 semanas de gravidez. Após uma maratona de debates, 38 senadores votaram contra e 31 a favor. Sua derrota significa que os legisladores devem esperar até o próximo ano para reapresentar a legislação. Atualmente, o aborto é permitido na Argentina apenas em casos de estupro ou se a saúde da mãe estiver em perigo. Alguns ativistas iniciaram incêndios e lançaram mísseis contra a polícia em Buenos Aires após a votação. Os manifestantes de ambos os lados do debate tinham se reunido do lado de fora do parlamento quando a votação foi realizada.


Para ler a notícia completa, acesse: https://www.bbc.com/news/world-latin-america-45125687

Monsanto ordered to pay $289m as jury rules weedkiller caused man's câncer

Monsanto condenada a pagar US $ 289 milhões, já que o júri determina que o herbicida causou câncer no homem

A Monsanto sofreu um grande golpe com uma decisão do júri de que a empresa era responsável pelo câncer de um paciente em estado terminal, concedendo-lhe US $ 289 milhões em danos. Dewayne Johnson, ex-zelador de 46 anos, obteve uma grande vitória no caso marcante na sexta-feira (10), com o júri determinando que o herbicida Roundup da Monsanto causou o câncer e que a corporação não conseguiu alertá-lo sobre os riscos à saúde decorrentes da exposição. A Monsanto há tempos argumenta que o Roundup é seguro e não está ligado ao câncer e apresentou estudos durante o julgamento que contradiziam as pesquisas e testemunhos apresentados pela equipe de Johnson.


Erdoğan calls on Turks to back lira by selling their dollars and euros

Erdoğan pede aos turcos que apoiem a lira vendendo seus dólares e euros


O presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, repetiu uma convocação para os turcos venderem dólares e euros para apoiar a moeda nacional, que está em queda livre devido a preocupações com a economia e a deterioração dos laços com os EUA. Uma onda de choque financeiro atingiu a Turquia na sexta-feira (10), quando sua moeda caiu em meio a preocupações com as políticas econômicas do país e uma discussão mais profunda com os EUA. Washington e Ancara têm estado em desacordo sobre uma ampla gama de tópicos que vão desde interesses divergentes na Síria até a ambição da Turquia de comprar sistemas de defesa russos.



*Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page