top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


Presidente do Governo espanhol faz giro pela América Latina, mas pula Brasil


O chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, elegeu cuidadosamente os quatro países de sua primeira viagem latino-americana que teve início na segunda-feira (27). Dentre os países visitados estavam: Chile, Bolívia, Colômbia e Costa Rica. O propósito do Governo espanhol em visitar a região foi para não perder a oportunidade de recuperar o peso perdido na América Latina, agora que sua melhoria econômica lhe permite fixar metas mais ambiciosas. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, não há previsão de Pedro Sánchez visitar o Brasil nos próximos meses.


Migranti, Salvini: "Indagini sono medaglie". È scontro con Macron: "Per demagoghi ponte crolla ed è colpa Ue"


A troca de farpas continua entre Itália e França. Matteo Salvini, ministro do interior italiano, explicou que se orgulha do trabalho que está fazendo no país há pelo menos 3 meses. E respondendo as criticas feita por Macron, presidente francês, falou que existem mais de 48.000 rejeições à fronteira francesa com a Itália, isso apenas no ano passado. Em entrevista a uma agência local, Macron disse que a União Europeia (UE) está dividida internamente entre os "demagogos nacionalistas" que querem tomar a Europa como refém, e se aproveitam desta demagogia para fins políticos.


Nafta: Canada and US trade talks gain urgency as deadline nears

Nafta: Canadá e negociações comerciais dos EUA ganham urgência à medida que o prazo se aproxima


As negociações entre o Canadá e os Estados Unidos sobre a renegociação do acordo de comércio do North American Free Trade Agreement (NAFTA) estão indo para o fio enquanto Washington faz um acordo até sexta-feira (31). A principal negociadora comercial do Canadá disse que foi "encorajada" pelas discussões urgentes que visam a reformulação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte, um acordo tripartite entre os EUA, Canadá e México. O presidente dos EUA, Donald Trump, aparentemente alterou seu ponto de vista nos meses seguintes, depois de os EUA e o México terem anunciado um acordo bilateral.


Argentina raises rates as peso plummets

Argentina aumenta as taxas com queda de peso


O valor do peso da Argentina continuou a cair na quinta-feira (30), caindo mais de 13% após uma queda de 7% um dia antes. O declínio ocorreu apesar do esforço do banco central em estabilizar a moeda, elevando a taxa básica de juros para 60%. O banco informou que o aumento das taxas, de 45% para 60%, foi uma resposta à situação cambial e ao risco de uma inflação maior. Os aumentos das taxas foram causados ​​pelo súbito enfraquecimento do peso em abril, quando a seca prejudicou as exportações agrícolas, os preços da energia subiram e um dólar mais forte levou os investidores a retirar fundos dos mercados emergentes.


Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://www.bbc.com/news/business-45360223

Accord sur le nucléaire iranien : Téhéran tient ses engagements, selon l’AIEA

Acordo nuclear do Irã: Teerã cumpre compromissos, diz AIEA


O Irã continua cumprindo seus compromissos sob o acordo nuclear de 2015, de acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A agência ainda teve acesso a todos os sites e locais no Irã que ela queria inspecionar. Em um relatório publicado na época, este acordo é incerto, por causa da decisão dos EUA em maio de retirar e reimpor as sanções ao regime iraniano. A agência da ONU, no entanto, reitera a importância da "cooperação proativa e oportuna" do Irã para garantir acesso ao acordo nuclear.


U.S. to End Funding to U.N. Agency That Helps Palestinian Refugees

EUA propõe acabar com o financiamento à agência da ONU que ajuda refugiados palestinos


O governo dos Estados Unidos decidiu suspender todo o financiamento concedido a uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que presta assistência a milhões de refugiados palestinos, pondo fim a uma política de décadas de apoio, segundo um ex-assessor da ONU. A medida foi mais impulsionada por Jared Kushner, genro do presidente Trump e principal consultor do Oriente Médio, como parte de um plano para obrigar os políticos palestinos a abandonar a exigência de que muitos desses refugiados retornem ao que chamam de sua terra natal.


Brésil : la candidature de Lula à la présidentielle est invalidée

Brasil: a candidatura de Lula à presidência é invalidada


O Supremo Tribunal Eleitoral invalidou a candidatura do ex-chefe de Estado Luiz Inácio Lula da Silva. Sem ter esperando a votação do último dos sete juízes, o Partido dos Trabalhadores (PT) denunciou "a violência cometida" pelo tribunal contra a face da esquerda brasileira, e anunciou que iria apresentar toda a ação judicial para obter o reconhecimento os direitos de Lula previstos na lei e nos tratados internacionais ratificados pelo Brasil. Um dos favoritos nas pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva foi declarado inelegível sob uma lei chamada ficha limpa que proíbe qualquer condenado em apelação de concorrer ao cargo.



*Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page