top of page

A crise na Venezuela e as moedas virtuais

O Estado venezuelano vem de um caminho conturbado, sofrendo golpes de estado várias vezes ao longo dos anos, com os notórios golpes de 1992 e 2002, tendo a entrada, saída e reentrada de Hugo Chávez do poder venezuelano, claro que tamanha instabilidade estatal afetaria a economia do país. A Venezuela após a morte de Chávez e já com Maduro no poder, sofreu um grande baque econômico na sua principal fonte de renda, pois foi em 2015 que o governo venezuelano viu o preço do barril de petróleo ir de 112 dólares para 56. Com o petróleo como principal fonte de renda, fez com que o governo venezuelano não investisse no avanço de sua indústria e agricultura, pois com a balança comercial positiva, o país comprava o que não produzia com os dólares que a venda do petróleo provia, sem o dinheiro do petróleo a Venezuela não teria como importar os bens mais básicos para a vida cotidiana como comidas, remédios e papel higiênico.

Depois de várias tentativas frustradas de conter a inflação que é projetada em 2.349% para o ano de 2018 (FMI), o governo de Nicolás Maduro criou uma moeda virtual chamada Petro, que terá seu lastro no preço do barril de petróleo, terá o valor de 60 dólares, o equivalente a 3,6 mil bolívares soberanos. A petro é uma tentativa do governo de Maduro de conseguir contornar as sanções feitas a Venezuela pelos Estados Unidos, já que as moedas virtuais não são regulamentadas por nenhum órgão econômico internacional, a expectativa é de arrecadar cerca de 6 bilhões de dólares de investidores dos Estados Unidos, Turquia e Qatar principalmente. A oposição de Maduro diz que a moeda sairá de circulação assim que maduro deixar o poder do país.

Com isso o fato em questão pode ser visto da luz da teoria dos jogos de dois níveis de Robert Putnam, que parte da questão que de existem dois níveis: o nacional, e o internacional. O nível nacional tem relação as pressões dos atores internos ao país, como o congresso nacional e outros grupos de interesses como os da inciativa privada, já o internacional diz respeito aos interesses e ambições de um país no âmbito das suas relações exteriores e que o líder tem que encontrar um ponto de equilíbrio que satisfaça ambos interesses. “Nenhum dos dois jogos pode ser ignorado pelos tomadores de decisão, pois seus países permanecem ao mesmo tempo interdependentes e soberanos. ” (PUTNAM, 2010). Já Maduro, vem tentando equilibrar os dois níveis, embora a oposição nacional e líderes internacionais não concordem com as suas ações de governo e tentativas de contornar a crise que assola o seu país. Em nível nacional, o partido governante tem maioria na assembleia, com isso é relativamente mais fácil tomar medidas internas, no âmbito internacional Maduro sofre sansões do governo estadunidense que não permitem a realização de negócios com empresas venezuelanas.

O caso da moeda petro, é uma tentativa de maduro se equilibrar com o nível internacional já que as moedas virtuais não são controladas por organizações econômicas internacionais, porém ela está proibida em alguns países. Sendo assim Maduro precisa urgentemente satisfazer os grupos de interesses tanto internos quanto externos para que tenha alguma chance de se reerguer como um país em prosperidade e um líder em exercício, pois, “Qualquer jogador importante do tabuleiro internacional que estiver insatisfeito com o resultado pode desorganizar o jogo e, inversamente, qualquer líder que não consiga satisfazer seus companheiros do tabuleiro doméstico arrisca ser retirado de seu assento. ” (PUTNAM, 2010).






REFERÊNCIAS

JORNAL NEXO. As origens da crise na Venezuela. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/video/video/as-origens-da-crise-na-venezuela>. Acesso em: 30 ago. 2018.

JORNAL NEXO. O que se sabe sobre a criptomoeda que maduro quer criar na Venezuela.. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/12/05/o-que-se-sabe-sobre-a-criptomoeda-que-maduro-quer-criar-na-venezuela>. Acesso em: 30 ago. 2018.

PUTNAM, Robert D.. DIPLOMACIA E POLÍTICA DOMÉSTICA: A LÓGICA DOS JOGOS DE DOIS NÍVEIS. REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA, [S.L], v. 18, n. 36, p. 295-300, jun. 2010.

TECMUNDO. Contra crise, criptomoeda 'petro' agora é a base da economia da Venezuela. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/mercado/133421-crise-criptomoeda-petro-base-economia-da-venezuela.htm>. Acesso em: 30 ago. 2018.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page