top of page

O legado de Michelle Bachelet


Verónica Michelle Bachelet Jeria nasceu em 29 de setembro de 1951, em Santiago. Formada em medicina pela Universidade do Chile, em 1982, especializando-se posteriormente em pediatria e saúde pública, teve sua vida transformada quando a mesma e a sua família foram exilados do Chile após o golpe de Estado de 11 de setembro de 1973.

Ao retornar ao seu país engajou-se em trabalhos voluntários e colaborou com ONGs que prestavam assistência a filhos de torturados e desaparecidos, foi Ministra da Saúde e depois Ministra da Defesa no governo Ricardo Lagos e dessa forma começou a ganhar popularidade entre a o população civil, que começou a apontá-la como pré-candidata presidencial.

No dia 11 de março de 2006 foi eleita presente do Chile, sendo a primeira mulher do país a realizar esse feito. Auto declarada socialista e feminista seu objetivo primordial era converter o Chile em um Estado menos conservador e conceder igualdade entre homens e mulheres além de buscar justiça social e lutar para um país mais igualitário.

Em 2011, foi nomeada a primeira diretora da ONU Mulheres, uma instituição das Nações Unida dedicada à luta internacional pela igualdade de gênero. Em 2018 Bachelet foi designada a presidência da Aliança para a Saúde da Mãe, o Recém-nascido e a Criança, uma associação dedicada à saúde sexual, reprodutiva, materna, neonatal, infantil e adolescente de 192 países, além de criar o movimento Todas as Mulheres, Todas as Crianças da América Latina e Caribe.

Michelle Bachelet continua a espalhar seu legado como ativista política mesmo após o fim de seus mandados presidências, recentemente, assumiu o cargo de Alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos da ONU onde a mesma anunciou novas medidas para combater a violência contra os imigrantes e a fiscalização da chegada dos mesmos. Não há como negar a sua importância perante a sociedade internacional afinal suas medidas alteraram o modo de vida chilena como também influenciaram outros Estados a adotarem medidas de caráter reformatório.

Referências:

Michelle Bachelet assume cargo de alta comissária da Onu. Disponível em : https://nacoesunidas.org/michelle-bachelet-assume-chefia-de-direitos-humanos-da-onu/ Acesso em 10 set.2018

Legado de Michelle Bachelet .Disponível em : https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/o-popular-legado-de-michelle-bachelet-c1l36gqmhch41hf4mcxrk9umm / Acesso em 10 set.2018

Bachelet critica politica migratória. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/09/bachelet-critica-politica-migratoria-de-trump-e-crimes-contra-muculmanos-na-asia.shtml Acesso em 10 set.2018

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page