top of page

Dia Internacional da Paz


O Dia Internacional da Paz foi estabelecido pelas Nações Unidas em 1981. Em 2002 a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 21 de setembro como o dia oficial. Por circunstância deste Dia, em 21 de setembro de 2006, o então Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Atta Annan afirmou: ”Há vinte e cinco anos, à Assembleia Geral (da ONU) proclamou o Dia Internacional da Paz como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo”. Desde então a ONU tem celebrado este dia, com a finalidade não apenas de que as pessoas pensem na paz, mas que também façam algo a favor da dela.

O conceito de paz tem evoluído nos recentes debates acadêmicos. A Paz não é mais a simples ausência da guerra ou a condição resultante do equilíbrio do poder entre as superpotências bélicas. Um novo conceito para paz constitui a cooperação entre os povos, objetivando o fim da violência estrutural e da predisposição para a guerra. Porém, a ausência da guerra não elimina a predisposição para ela ou a violência estrutural da sociedade, é importante, nesse contexto, certificar que a paz é um conceito amplo.

O esforço para se alcançar a paz, não está relacionada somente pela busca da quietude e a ausência de conflitos, mas que de alguma forma mude a realidade de muitas pessoas que sofrem com todos os tipos de violência, como a fome, miséria e desigualdades sociais. A paz tem como objetivo a ajuda mútua, educação e interdependência dos povos. A paz vem a ser não somente uma forma de prevenção contra a guerra, mas a construção de uma sociedade melhor, na qual mais pessoas comungam do espaço social.

A necessidade de defender a Paz, diante dos perigos que constantemente a ameaçam, é fundamental visto que atualmente os investimentos de alguns Estados em terríveis armas exterminadoras se intensificam cada vez mais, desembolsando assim, enormes meios financeiros que tem como consequência a dificuldade do desenvolvimento de tantos outros povos; o egoísmo nas relações entre as nações; o medo de algumas populações de não verem o reconhecimento e o respeito ao direito á vida e a dignidade humana e entre outros motivos causam uma insegurança no sistema internacional.

O Liberalismo Clássico das Relações Internacionais defende o pacifismo de cunho cooperativo, reconhecendo o egoísmo e a competitividade entre os indivíduos, entretanto, acreditando na possibilidade de superação dos mesmos. Immanuel Kant, um dos principais teóricos do idealismo, publicou em 1795 sua obra “A Paz Perpetua”, que diz como a paz deve ser instituída, através de um contrato dos povos entre si. Tal contrato seria feito por meio de uma liga de

paz, que deveria por fim a todas as guerras, por meio do direito público, instauração de um estado civil, no qual é legalmente definido o que é de cada um. Para Kant, a razão tem o poder para instituir a paz desde que todos se comprometam.

Um longo caminho resta ainda a percorrer, uma nova pedagogia deve educar as novas gerações enfatizando a necessidade do respeito mútuo entre as nações, bem estar social a colaboração das pessoas em si, tudo isto, em vista do próprio progresso e desenvolvimento da humanidade. As Organizações Internacionais estão instituídas a desenvolver estes mecanismos que devem ser sustentadas por todos.

A comemoração tem como objetivo levar a comunidade internacional a sensibilizarem-se com a necessidade da paz no mundo e para a promoção de atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.



Referências:


CASTRO, Thales. Teorias das Relações Internacionais. Brasília. Ed. FUNAG, 2012.

Domingues, Renato Valladares. Paz Perpetua de Immanuel Kant. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/24799/breves-consideracoes-sobre-o-sistema-de-paz-perpetua-de-immanuel-kant . Acesso em 16 set.2018.

ONUBR. Dia da internacional da Paz. Disponível em: https://nacoesunidas.org/secretario-geral-da-onu-inicia-contagem-regressiva-para-dia-internacional-paz/. Acesso em 16 set.2018

SARFATI, Gilberto. Teoria das Relações Internacionais. São Paulo. Ed: Saraiva, 2005.

SILVA, Jorge Vieira da. A Verdadeira paz. Disponível em :http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392002000200005 . Acesso em 16 set.2018

UNRIC. Dia da internacional da Paz. Disponível em: https://www.unric.org/pt/actualidade/30929-dia-internacional-da-paz .Acesso em 16 set.2018


Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page