top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


Dinheiro público mal gasto na América Latina bastaria para acabar com a extrema pobreza


Alejandro Izquierdo, economista-chefe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), explicou que a cada ano, a ineficiência do gasto dos Governos da América Latina e do Caribe gera um desperdício total de 220 bilhões de dólares, equivalente a 4,4% do PIB. Um documento comprovou que, sistematicamente, os cidadãos que têm menos confiança no Estado preferem transferências diretas em vez de investimentos de longo prazo, que seriam mais benéficos. Se o gasto público não for bem feito, o futuro dos latino-americanos será comprometido, concluiu Izquierdo.


Oil price jumps as Opec keeps output steady

O preço do petróleo salta à medida que a Opep mantém a produção estável

Os preços do petróleo atingiram uma alta de mais de US $ 81 por barril, depois que a Arábia Saudita e a Rússia rejeitaram pedidos de Donald Trump para aumentar a produção. O petróleo Brent atingiu seu maior nível desde novembro de 2014 em US $ 81,16 por barril, um aumento de 3% no dia. A Arábia Saudita lidera o cartel de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), enquanto a Rússia é o maior produtor de petróleo fora do grupo. Eles se reuniram em Argel no domingo (20) para discutir os níveis de oferta global e as sanções dos EUA ao Irã. A reunião terminou sem acordo formal sobre qualquer aumento adicional de oferta.


Para ler a notícia completa, acesse: https://www.bbc.com/news/business-45629425

Sicurezza e immigrazione, ok del cdm al decreto Salvini. Stop asilo per condanna primo grado

Segurança e imigração, ok do cdm para o decreto Salvini. Parar asilo para sentença de primeiro grau

O Conselho de Ministros aprovou o decreto Salvini sobre segurança e imigração. Segundo o Ministro do Interior, para os solicitantes de asilo a questão terá que ser em caso de periculosidade social ou condenação em primeiro grau. A disposição aprovada pelo MDL modifica a legislação relativa ao acolhimento de refugiados, abolindo a licença humanitária, introduz novas medidas de cidadania e permanência nos centros de acolhimento e aperta as leis antiterrorismo ao estender para esportistas. Ela remove a cidadania no caso de uma condenação permanente por terrorismo, além de conceder maiores poderes aos municípios.


Theresa May backs immigration plan that favours skilled workers

Theresa May apóia plano de imigração que favorece trabalhadores qualificados


O gabinete de Theresa May concordou com um sistema de imigração pós-Brexit que oferecerá vistos a imigrantes em um sistema hierárquico baseado em habilidades e riqueza, uma política emblemática que deve ser um de seus principais anúncios para a conferência do Partido Conservador na semana que vem. Os ministros assinaram um plano apresentado pelo ministro do Interior, Sajid Javid, no qual os trabalhadores qualificados conseguirão mais facilmente obter vistos do que os não qualificados e nos quais não haverá acesso preferencial ao mercado de trabalho do Reino Unido para os cidadãos da UE.


Chinese admiral cancels meeting with US counterpart amid tensions

Almirante chinês cancela encontro com homólogo dos EUA em meio a tensões


O principal oficial naval da China cancelou uma visita aos Estados Unidos para se encontrar com seu colega americano menos de 48 horas antes da data marcada para a reunião, de acordo com duas autoridades de defesa dos EUA. Uma autoridade disse que acredita que o cancelamento de última hora seja o resultado de uma tensão maior entre Pequim e Washington em relação a disputas comerciais e outras questões. O governo chinês também negou permissão a um navio da Marinha dos EUA para visitar Hong Kong, informou uma autoridade dos EUA à CNN na terça-feira (22).



Trump Speech at U.N.: Scorn for Iran, Praise for Kim

Trump Discurso na ONU: Desprezo pelo Irã, Louvor por Kim


O presidente Trump assumiu seu compromisso com a política externa da “América Primeiro” de volta à Assembleia Geral das Nações Unidas na terça-feira (22). Mas em seu segundo discurso neste estágio diplomático, ele parecia ansioso para reivindicar crédito por suas conquistas após 20 meses no cargo, já que ele iria perturbar a ordem mundial. Desta vez, emissários de todo o mundo ouviram em silêncio enquanto Trump fulminava em inimigos como o Irã e Estados falidos como a Venezuela. Eles acenaram com a cabeça enquanto ele destacava um parceiro que se tornara inimigo, Kim Jong-un, da Coréia do Norte, expressando otimismo por uma abertura diplomática que teria parecido absurda há um ano.



A primeira latino-americana no difícil cargo de tentar costurar acordos na ONU


A equatoriana María Fernanda Espinosa é a mais nova presidente da Assembleia Geral da ONU, um dos principais órgãos dentro das Nações Unidas e que a partir terça-feira (22) sediou os tradicionais discursos anuais dos líderes globais. Entre as atribuições da presidente da Assembleia Geral estão chamar atenção dos países para temas de impacto global e liderar discussões espinhosas que possam resultar em acordos. Ex-chanceler e ex-ministra da Mobilidade Urbana do Equador, Espinosa, de 54 anos, disse que quer trabalhar para o "empoderamento feminino".


Allemagne: le président turc Recep Tayyip Erdogan en visite d’Etat pour normaliser les relations

Alemanha: Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em visita de Estado para normalizar as relações

Normalizar a relação entre Berlim e Ankara é a prioridade do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, esperado para uma polêmica visita de estado à Alemanha. Esta visita tem como objetivo colocar um fim definitivo ao período de tensões que tem atravessado pelas relações bilaterais nos últimos anos, disse Erdogan. Dezoito meses depois de chamar os líderes alemães de "nazistas" por se recusarem a permitir a realização de reuniões eleitorais na Alemanha antes do referendo constitucional turco de 16 de abril de 2017, Erdogan parece ter retornado a importância das relações com a Alemanha.

Jair Bolsonaro: Large protests against Brazil election front-runner

Jair Bolsonaro: Grandes protestos contra o principal candidato eleitoral do Brasil


Dezenas de milhares de mulheres foram às ruas do Brasil para protestar contra o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro. As palavras “Ele Não” foram vistas em adesivos e faixas e foram gritadas pelas multidões. Um ex-capitão do exército, Jair Bolsonaro, é uma figura extremamente controversa e provocou indignação com comentários homofóbicos e misóginos. O movimento contra Bolsonaro começou com um grupo no Facebook pedindo manifestações que agora tem quase quatro milhões de membros. Protestos ocorreram em cidades em todo o Brasil e no exterior.


Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://www.bbc.com/news/world-latin-america-45696677


*Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page