top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


EUA, México e Canadá selam um novo acordo comercial após mais de um ano de tensas negociações


Após meses de tensão e dúvidas no horizonte comercial norte-americano, os Estados Unidos selaram neste domingo (30), quase no final do prazo, um acordo com o Canadá para incorporar seu vizinho do norte ao pacto selado há um mês com o México. O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) será mantido com outro nome, mas com seus três sócios a bordo e mudanças que não devem ser muito impactantes. O acordo não evitará que os EUA continuem aplicando as tarifas de 25% e 10% respectivamente, que entraram em vigor há cerca de três meses contra as importações de aço e alumínio.


Nobel peace prize goes to campaigners against sexual violence

Prêmio Nobel da Paz vai para ativistas contra a violência sexual


Dois líderes da luta contra a violência sexual na guerra ganharam o Nobel da Paz deste ano, uma escolha que encorajará ativistas que lutam por um maior reconhecimento de um problema grave, mas negligenciado há muito tempo, e também pode trazer esperança para as vítimas em todo o mundo. O comitê norueguês do Nobel disse que Denis Mukwege, médico da República Democrática do Congo, e Nadia Murad, uma ativista Yazidi de 25 anos, receberam o prêmio “por seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como um todo”. arma de guerra e conflito armado ”.


S-400: India missile defence purchase in US-Russia crosshairs

S-400: Compra de defesa antimísseis na Índia em mira EUA-Rússia


A Índia assinou um acordo com a Rússia para adquirir o sistema de mísseis de defesa aérea S-400, apesar da possibilidade de que tal medida possa desencadear sanções dos EUA. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o presidente russo, Vladimir Putin, anunciaram o acordo de US $ 5 bilhões em Delhi, na sexta-feira (05). O S-400 é um dos sistemas de defesa de superfície-ar mais sofisticados do mundo. Tem um alcance de 400 km e pode abater até 80 alvos simultaneamente, apontando dois mísseis para cada um.


Para ler a notícia completa, acesse: https://www.bbc.com/news/world-asia-india-45757556

L’Europe et les Etats-Unis dénoncent d’une même voix la cyberguerre russe

Europa e Estados Unidos denunciam ciberguerra russa com uma só voz



Os Estados Unidos e a União Europeia através de comunicados separados, designaram a Rússia como responsável por ciberataques em larga escala, desestabilizando a ordem internacional. Denunciaram a natureza das campanhas de desinformação para minar as democracias ocidentais. Associado a vários grupos de hackers, o serviço de inteligência militar russo, o GRU, está no centro dos arquivos aprendidos pelos aliados. Os Estados Unidos prometem disponibilizar suas capacidades cibernéticas para seus parceiros como parte do "compromisso com a defesa cibernética".


Indonesia tsunami: Tears and hope amid the rubble as aid arrives

Tsunami na Indonésia: Lágrimas e esperança em meio aos escombros à medida que a ajuda chega


O chão ainda estava tremendo quando Martinus Hamaele entrou nas ruínas do Mercure Hotel, um prédio de cinco andares na costa de Palu, pouco depois do terremoto e do tsunami que devastaram a cidade na sexta-feira (05). O trabalho de resgate tem sido lento e penoso. As equipes ainda não têm o equipamento pesado necessário para remover detritos volumosos, e pessoas suficientes com o conhecimento necessário para procurar com segurança os sobreviventes. Corpos ainda estão sendo recuperados em toda a região central de Sulawesi, com o número de mortos de 1.424 esperado para subir novamente.


Pence attacks China on 'predatory' trade, 'coercion' and military 'aggression'

Pence ataca a China por comércio 'predatório', 'coerção' e 'agressão' militar


O vice-presidente, Mike Pence, lançou um amplo ataque contra Pequim nesta quinta-feira (04), acusando a China de práticas econômicas "predatórias", agressão militar contra os EUA e de tentar minar o presidente Donald Trump e prejudicar suas chances de ganhar a reeleição. Pence citou agências de inteligência dos EUA, mas não ofereceu evidências para apoiar suas reivindicações, que provavelmente inflamarão as relações entre Washington e Pequim, já em seu ponto mais baixo em anos graças à guerra comercial, às diferenças políticas e às alegações de interferência política dos EUA.


Chinese premier to visit Tajikistan, Netherlands, Belgium, attend SCO meeting, ASEM summit

Primeiro-ministro chinês a visitar o Tajiquistão, Holanda, Bélgica, participa na reunião da SCO, cimeira da ASEM


O primeiro-ministro chinês Li Keqiang participará da 17ª reunião do Conselho de Chefes de Governo da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) na cidade tadjique de Dushanbe, fará visitas oficiais ao Tajiquistão e Holanda, e participará da 12º Encontro da Europa (ASEM) na capital belga Bruxelas durante sua visita de trabalho à Bélgica, de 11 a 19 de outubro. O porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, fez o anúncio na quinta-feira (04) dizendo que a turnê está sendo feita a convite do primeiro-ministro tajique Kohir.


Para acompanhar a notícia completa, acesse: http://www.globaltimes.cn/content/1121721.shtml

A luta das mulheres japonesas para ter voz na política

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou os 20 integrantes de seu novo gabinete e nomeou Satsuki Katayama como a ministra encarregada da revitalização regional e do empoderamento feminino. Katayama era a única mulher na fileira formada atrás do primeiro-ministro para a fotografia tradicional do novo governo japonês. Ao cortar de dois para um o número de mulheres em seu gabinete, Abe argumentou que Katayama seria capaz de executar o trabalho de "duas ou três mulheres". Antes de o Partido Liberal Democrata (PLD) retornar ao poder em 2012, Abe declarou que iria "promover o papel das mulheres na sociedade" e prometeu mudanças sociais que permitiriam às mulheres exercer seu potencial.


Prodi: "Senza aiuti all'Africa l'immigrazione sarà ingovernabile"

Prodi: "Sem ajuda para a África, a imigração será ingovernável"


Romano Prodi, presidente da Fundação para a colaboração entre os povos "Europa e Mediterrâneo" está convencido de que a Itália precisa ser parte da Europa na formulação de um grande plano de ajuda e investimento para a África. Plano Marshall, plano de chamadas Mandela, ou qual seja, a Europa precisa contribuir de forma consistente no desenvolvimento e, portanto, a construção da paz na África, continente que se dirige para a Europa e não pode ser governado.


*Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page