O Futebol e o conflito entre Armênia e Azerbaijão
![](https://static.wixstatic.com/media/65c9e5_796b210f7eae4333b732640a6f2e1505~mv2.jpg/v1/fill/w_600,h_421,al_c,q_80,enc_auto/65c9e5_796b210f7eae4333b732640a6f2e1505~mv2.jpg)
Fonte: DPF (2018)
O conflito na região do Cáucaso teve início em 1988 e durou até 1994, com resquícios de violência, ódio, deixando milhares de mortos, desabrigados e causando a fome. É um conflito que vai muito além das fronteiras. Nagorno-Karabakh foi o palco de batalhas sangrentas entre armênios e azeris disputando o controle de uma das regiões do Cáucaso. Um dos refugiados do conflito é o time local Qarabag, que precisa deslocar seus jogos na capital do Azerbaijão, Baku.
Semana passada, na quinta-feira (04), o Qarabag recebeu o Arsenal pela Liga Europa. Entretanto, o destaque do time inglês, o armênio Henrikh Mkhitaryan, não jogou em função da falta de segurança relacionada ao conflito local. Em 2015, também pelo mesmo campeonato, o meia Mhkitaryan vestindo a camisa do Borussia Dortmund da Alemanha, não jogou contra o Gabala, outro time do Azerbaijão pelo mesmo motivo.
No meio futebolístico, vemos que os assuntos estatais interferem e muito na prática do futebol. Recentemente o Shakhtar Donetsk da Ucrânia, mudou o lugar de seus jogos em Lviv e Metalist, em função do conflito separatista vivido em Donetsk, onde o seu estádio foi bombardeado.
O futebol é um ambiente de Soft Power para os Estados e isto, pode ser aplicado em regiões conflituosas, proporcionando um ambiente agradável para todos, assim como foi a Copa do Mundo da Rússia.
As relações diplomáticas entre o Azerbaijão e a Armênia continuam inexistentes e com notícias cada vez incitando o ódio e a violência. A região do Cáucaso possui uma importância gigantesca para a Rússia, portanto, um novo capitulo desse conflito pode se iniciar com a Turquia intensificando as suas atividades na região Sul do Cáucaso, afim de equilibrar o poder neste local. No final de agosto, Angela Merkel (chanceler alemã) e Ilham Aliyev (presidente do Azerbaijão) se encontraram em Baku para iniciar as conversas sobre a ajuda oferecida pelo governo alemão para cessar os conflitos na região.
Durante os sorteios dos campeonatos organizados pela UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) e FIFA (Federação Internacional de Futebol), os jogos envolvendo equipes ou até mesmo os países em questão, são evitados, mas a final da Liga Europa 2018-2019, acontecerá em Baku, no Azerbaijão e pode ser um problema, pois o meia armênio Mkhitaryan afirmou que caso o Arsenal chegue à final, ele não irá com o clube.
Tais países vivem em conflitos em uma região que é conhecida como um barril de pólvora, um caldeirão étnico e os países até hoje, não conseguiram diminuir os conflitos, pois se trata de uma região com acesso ao Mar Cáspio e Mar Negro, rica em petróleo e onde o oleoduto russo, que cruza a região. Falar de futebol é compreender todo um processo, desde o social, passando pelo étnico-religioso e chegando a questões econômica. O que falta para a região obter diminuição destes conflitos é tolerância, não incitar a violência e o ódio, é entender que os países vivem de interesse, mas que estes interesses devem ser os do povo.
Referências
DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Conflito congelado ou guerra em banho-maria. Disponível em: <https://www.dn.pt/mundo/interior/amp/conflito-congelado-ou-uma-guerra-em-banho-maria-8924896.html>. Acessado em 04 de Out. 2018.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Conflito de Nargono Karabakh deixa Arsenal sem Mkhitaryan. Disponível em: <https://www.dn.pt/desportos/interior/conflito-de-nagorno-karabakh-deixa-arsenal-sem-mkhitaryan--9933606.html>. Acessado em 04 de Out. 2018.
NYE JR, Joseph S. Soft Power: The Means To Success In World Politics. Ingram Publisher. 2008.
SPUTNIK. Conflito em Nagorno-Karabakh pode se estender ‘além das fonteiras da região’. Disponível em: <https://br.sputniknews.com/mundo/201604054027071-nagorno-karabakh-potencial/>. Acessado em 04 de Out. 2018.
TRT. Merkel oferece o apoio da Alemanha para resolver o conflito de Nargono-Karabakh. Disponível em: <http://www.trt.net.tr/portuguese/mundo/2018/08/26/merkel-oferece-o-apoio-da-alemanha-para-resolver-o-conflito-de-nagorno-karabakh-1037708>. Acessado em 04 de Out. 2018.