Destaques da Semana pelo Mundo
- Cássio Pereira - Acadêmico do 8º semestre de
- 4 de nov. de 2018
- 3 min de leitura

Merkel vai deixar política após atual legislatura
Angela Merkel anunciou nesta segunda-feira (29) que vai deixar a política ao término da atual legislatura, previsto para 2021. Merkel se esquivou de indicar um possível sucessor. Após o anúncio, o jurista Friedrich Merz, que entre 2000 e 2002 foi o líder da bancada conservadora no Bundestag se apresentou como candidato. Merkel, de 64 anos, afirmou que não vai mais se candidatar à presidência do partido, que comanda há 18 anos. A eleição para a presidência da CDU está marcada para dezembro. Ela pretende, porém, continuar no cargo de chanceler federal, que ocupa há 13 anos.
Para acompanhar a notícia completa, acesse: https://www.dw.com/pt-br/merkel-vai-deixar-pol%C3%ADtica-ap%C3%B3s-atual-legislatura/a-46069904

Trump e as potências da América Latina e Europa cumprimentam Bolsonaro
Donald Trump e os principais Governos da América Latina e Europa cumprimentaram neste domingo (28) o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, expressando seu desejo de fortalecer as relações bilaterais e trabalhar de mãos dadas. Na França, o presidente Emmanuel Macron afirmou que seu país continuará cooperando com o Brasil, inclusive em políticas relacionadas ao meio ambiente. Também o chamado eixo bolivariano, radicalmente enfrentado ao projeto de Bolsonaro, aderiu aos critérios de cordialidade. O Governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, expressou suas felicitações ao povo do Brasil.
Para ler a notícia completa, acesse: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/29/internacional/1540768337_254056.html

Au Brésil, l’inquiétante fusion des ministères de l’agriculture et de l’environnement
No Brasil, a preocupante fusão de ministérios da agricultura e do meio ambiente
O Ministério do Meio Ambiente brasileiro expressou “surpresa e preocupação” após o anúncio de que iria fundir-se com o Ministério da Agricultura após a inauguração do Governo de Jair Bolsonaro em janeiro de 2019. Após uma reunião do presidente eleito da extrema direita Jair Bolsonaro e seu assessor próximo no Rio de Janeiro, Onyx Lorenzoni, apresentado como o futuro chefe de governo, confirmaram que a agricultura e meio ambiente farão parte do mesmo ministério. Ambientalistas estão preocupados com o peso do lobby agroalimentar, apoiado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, em medidas para proteger o meio ambiente.
Para ler a notícia completa, acesse: https://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/10/31/bresil-inquietudes-autour-de-la-fusion-entre-les-ministeres-de-l-agriculture-et-de-l-environnement_5377391_3222.html

OTAN e Rússia usam máquina de guerra para exibição de força às margens do Ártico
Trondheim, no centro da Noruega está sendo alvo de uma incursão militar de uma potência estrangeira, e seu Exército, com o do restante dos países da OTAN, orquestra uma resposta por terra, mar e ar. Essa ficção constitui o episódio central do Trident Juncture, o maior exercício militar realizado pela Aliança Atlântica desde o fim da Guerra Fria, com 50.000 participantes. Apesar da natureza fictícia, a exibição de força militar aliada às portas da Rússia irrita suas autoridades, que improvisaram outra manobra militar na área.
Para ler a notícia completa, acesse: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/30/internacional/1540926934_364751.html

North Korea: Sexual abuse of women 'common' – report
Coreia do Norte: abuso sexual de mulheres "comuns" – relatório
Autoridades norte-coreanas cometem abuso sexual contra mulheres com quase total impunidade, de acordo com um relatório do grupo de direitos humanos Human Rights Watch (HRW). A HRW disse que tal abuso é tão comum que se tornou parte da vida comum. O relatório é baseado em entrevistas com 62 norte-coreanos que fugiram do país e forneceram relatos detalhados de estupro e abuso sexual. O grupo disse que revelou uma cultura de abuso aberto e sem solução, particularmente de homens em posições de poder. A falta de educação sexual e um abuso descontrolado de poder pelos perpetradores foram alguns dos muitos fatores que levaram a essa mentalidade, acrescentou o relatório.
Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://www.bbc.com/news/world-asia-46053342

Afghan government continues to lose ground to Taliban: SIGAR
Governo afegão continua a perder terreno para o Taleban: SIGAR
O governo afegão, apoiado pelos EUA, perdeu o controle de vários distritos para o Taleban, enquanto as baixas entre as forças de segurança atingiram níveis recordes, disse uma agência de vigilância dos EUA. O último relatório trimestral do Inspetor-Geral Especial para Reconstrução do Afeganistão (SIGAR) destaca a forte pressão sobre o governo em Cabul, mesmo quando os Estados Unidos abriram contatos iniciais com o Taleban sobre possíveis conversações de paz. O controle do governo cai para 55% dos distritos, em meio a níveis recordes de baixas para as forças afegãs, diz o órgão de fiscalização dos EUA.
Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://www.aljazeera.com/news/2018/11/afghan-government-continues-lose-ground-taliban-sigar-181101082721510.html

Google walkout: global protests after sexual misconduct allegations
Desistência do Google: protestos globais após alegações de má conduta sexual
Milhares de funcionários do Google em todo o mundo realizaram uma série de greves em protesto contra alegações de assédio sexual, desigualdade de gênero e racismo sistêmico. Seguem as alegações de má conduta sexual contra executivos seniores, que, segundo os organizadores, são os exemplos mais importantes de “milhares” de casos semelhantes em toda a empresa. O protesto Walkout for Real Change acontece uma semana depois que o Google deu um pacote de indenização de US $ 90 milhões a Andy Rubin, mas ocultou detalhes de alegações de má conduta sexual que desencadearam sua saída.
Para ler a notícia completa, acesse: https://www.theguardian.com/technology/2018/nov/01/google-walkout-global-protests-employees-sexual-harassment-scandals
*Tradução nossa
Comments