top of page

Adesão da Turquia à União Europeia à luz do pensamento de Abade Saint Pierre


O filósofo, escritor e diplomata francês Charles-Irénée Castel de Saint-Pierre conhecido como Abbé de Saint-Pierre (1658-1743), um dos precursores do iluminismo, foi responsável por negociações que procuravam dar um fim à guerra de sucessão espanhola. Esta experiência foi essencial para a sua obra “Projeto para Tornar Perpétua a Paz na Europa”, publicada em 1713.

Em vista da consciência europeia da época de uma sociedade em guerra e preocupado em manter o status quo político e territorial europeu, o Abade Saint Pierre, em seu livro, propõe aos líderes da época, um projeto de criação de uma aliança entre os Estados cristãos para viabilizar a paz na Europa. A obra é organizada em discursos e redigida em 24 artigos fundamentais. Estes têm a finalidade de ser um projeto ao qual os Estados adeririam e cumpririam seus princípios fundadores, ou seja, um projeto de integração e interdependência gradual para a construção de uma confiança mútua baseada nos valores cristãos para por um termo às constantes guerras continentais (SEITENFUS, 2003).

Desse modo, no entendimento do Abade, seriam necessário valores comuns como a base para a integração e a paz na Europa, sendo imprescindível a assinatura de um Tratado de União entre as soberanias católicas da Europa, expandindo o cristianismo e aumentando áreas pacíficas no mundo.

Acredita-se que tal pensamento possa ajudar na compreensão de um tema relevante do sistema internacional contemporâneo, qual seja, a possibilidade de entrada da Turquia na União Europeia.

Em 1993, o Tratado de Maastricht instituiu, com o nome atual, a União Europeia que se caracteriza por ser uma união econômica e política constituída por 28 países europeus incluindo o Reino Unido (o qual, em 2016, iniciou sua saída ainda não finalizada), que, em conjunto, abarcam grande parte do continente europeu. Fazer parte do principal bloco econômico do mundo é visto com bastante entusiasmo por vários países como a Turquia.

Com a dissolução do Império Otomano e a Turquia surgindo como estado independente, o país buscou se aproximar do Ocidente. Entretanto, por ter estado sob domínio otomano por um longo período atualmente 98% da população turca é muçulmana, de acordo com pesquisas do Pew Research Center. Ainda assim, desde sua formação, o país buscou alinhamento com as potências ocidentais, iniciou sua aproximação com a Comunidade Econômica Européia em 1959 e começou as negociações com a União Européia atual em 2005, falhando e não conseguindo se tornar membro.

À luz do pensamento de Abade sobre a criação de uma aliança entre os Estados cristãos e a conquista de paz na Europa como resultado da expansão do cristianismo, pode-se fundamentar uma possível argumentação para a rejeição da entrada da Turquia na União Europeia, além de outros fatores existentes que envolvem esta questão que não foram abordados neste recorte teórico.

Os atuais 28 membros do bloco tem suas crenças assentadas em valores consolidados historicamente na herança cristã e sua população em sua maioria se identifica como cristãos (ainda de acordo com pesquisas do Pew Research Center), enquanto a Turquia tem como religião predominante o islamismo. Segundo Abade, a paz perpétua seria alcançada uma vez que os Estados cristãos seguissem com o projeto por ele proposto e construíssem uma fortaleza européia contra qualquer cobiça bárbara e por meio da expansão do cristianismo os vencessem.Dessa forma, Abade condena a incorporação de Estados que não seguissem a base da integração européia que seria os valores comuns cristãos.

Desse modo, a Turquia por ser um Estado que segue predominantemente a religião islâmica, na visão de Abade, não estaria apta para fazer parte da União Europeia onde se reúne os Estados cristãos em busca de uma paz no continente como ele havia proposto em sua obra.

Tal análise pode abrir novas apreciações e promover interessantes pontos de discussão em relações internacionais.


REFERÊNCIAS

Being Christian in Western Europe. Disponível em <pewforum.org>. Acessado em 05 de nov de 2018

Chapter 2: Religious Commitment. Disponívem em < www.pewforum.org> Acessado em 5 de nov de 2018

MELLÃO, Victor. Perspectivas Identitárias no processo de adesão da Turquia à União Européia. São Paulo: Faculdade Santa Marcelina, 2008

Religions in Turkey. Disponível em <globalreligiousfutures.org>. Acessado em 5 de nov de 2018

SAINT-PIERRE, Abade. Projeto para Tornar Perpétua a Paz na Europa. São Paulo: Editora Universidade de Brasília, 2003

União Européia. Disponível em <europa.eu>. Acessado em 30 de out de 2018

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page