top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


Putin says Russia will retaliate if U.S. quits nuclear missile treaty – agencies

Putin diz que a Rússia vai retaliar se os EUA desistirem do tratado de mísseis nucleares – agências


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse na segunda-feira (19) que o Kremlin retaliaria se os Estados Unidos se retirassem do tratado sobre as Forças Nucleares de Alcance Intermediário em 1987, segundo agências de notícias russas. O tratado da era da Guerra Fria, que livrou a Europa de mísseis nucleares terrestres, foi questionado em um cenário de novas tensões entre o Ocidente e a Rússia, principalmente pela anexação da Crimeia em 2014 por Moscou e seu papel no leste da Ucrânia.


Assessor de Trump para Segurança Nacional virá ao Rio ver Bolsonaro

O assessor de Segurança da Casa Branca, John Bolton, confirmou em sua conta social que virá ao Rio para se encontrar com o político de extrema direita, Jair Bolsonaro, no dia 29. A visita de Bolton vem dias após o assessor de segurança ressaltar em um discurso em Miami as "afinidades" de Trump tanto com Bolsonaro como com o novo presidente da Colômbia, o conservador Ivan Duque. A visita de Bolton não é o único sinal de deferência da Casa Branca com Bolsonaro. No dia da vitória, Trump e o brasileiro falaram por telefone, o que foi saudado como "excelente" conversa no Twitter do norte-americano.


Brexit : l’UE et le Royaume-Uni s’accordent sur leurs « relations futures »

Brexit: UE e Reino Unido concordam sobre 'relações futuras'


Um novo passo para a validação do acordo que deve selar o divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) foi realizado na quinta-feira (22) de novembro, com a aprovação dada por ambas as partes à declaração "Future Relations", um texto que complementa o projeto de separação, já aprovado na semana passada. Ambos os documentos devem ser formalmente aprovados pelos chefes de Estado e de Governo Europeia em Bruxelas domingo (25), durante uma cimeira extraordinária. A longa declaração política de 26 páginas que define um quadro para o futuro relacionamento entre a União Europeia e o Reino Unido não vincula legalmente as partes, ao contrário do tratado de divórcio de 585 páginas.


Brasil e Chile assinam acordo de livre comércio


Brasil e Chile assinaram nesta quarta-feira (21) um acordo de livre comércio fechado em tempo recorde. Além de Temer e Piñera, estiveram presentes na cerimônia de assinatura do acordo, em Santiago, os ministros das Relações Exteriores de ambos os países, o chileno Roberto Ampuero e o brasileiro Aloysio Nunes. Segundo nota divulgada pelo Itamaraty, o acordo servirá para impulsionar a integração regional, "em particular no âmbito da aproximação Mercosul e a Aliança do Pacífico". O novo tratado atualizou um acordo comercial prévio de 1996, responsável por eliminar tarifas de importação no intercâmbio bilateral de bens.


Chinese Presence in Pakistan Is Targeted in Strike on Consulate in Karachi

Presença chinesa no Paquistão é alvo de greve no consulado em Karachi


No ataque mais significativo contra os interesses chineses no Paquistão em anos, três militantes invadiram Consulado da China na cidade portuária de Karachi, matando dois policiais e dois civis em um posto de controle antes de serem abatidos pela segurança forças. Em um dia de violência que incluiu um bombardeio que matou pelo menos 30 pessoas no noroeste do Paquistão, o ataque ao consulado em Karachi foi um raro momento de turbulência para uma parceria estratégica e econômica entre o Paquistão e a China. O Paquistão tem sido uma vitrine para o enorme programa de desenvolvimento internacional da China.


Climate change will shrink US economy and kill thousands, government report warns

Mudança climática encolherá economia dos EUA e matará milhares de pessoas, alerta relatório do governo


Um novo relatório do governo dos EUA fornece um alerta terrível sobre a mudança climática e seus impactos devastadores, dizendo que a economia pode perder centenas de bilhões de dólares ou no pior cenário, mais de 10% do seu PIB até o final do século. O estudo encomendado pelo governo federal deveria sair em dezembro, mas foi liberado pela administração Trump na sexta-feira (23), em um momento em que muitos americanos estão em um longo fim de semana de férias, distraídos pela família e pelas compras. David Easterling, diretor da Unidade de Suporte Técnico dos Centros Nacionais de Informações Ambientais da NOAA, enfatizou que "não houve interferência externa no desenvolvimento do relatório".

China diz que OMC enfrenta "crise profunda" e pede que entidade garanta justiça no comércio global


O vice-ministro do Comércio chinês, Wang Shouwen, disse que a OMC deveria priorizar resolver um impasse sobre nomeações para seu órgão de apelação, que foi bloqueado pelos Estados Unidos, que culpa o órgão de resolução de disputas por prejudicar uma campanha dos EUA contra o que o país vê como práticas comerciais injustas. O vice-ministro também chamou atenção para o que chamou de subsídios agrícolas “excessivos” desfrutados exclusivamente por países desenvolvidos. Wang disse que tais subsídios distorceram preços e são injustos para países em desenvolvimento.

Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1NS1AO-OBRWD

*Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page