top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


Les « gilets jaunes » vus de Moscou : une « révolution de couleur » fomentée par les Etats-Unis

Os "coletes amarelos" vistos de Moscou: uma "revolução de cor" fomentada pelos Estados Unidos


A manifestação dos “coletes amarelos” tomaram conta das ruas de Paris. Édouard Philippe iniciou uma rodada de reuniões com representantes dos principais partidos políticos da França para buscar uma solução para essas manifestações. O jornalista russo, Dmitry Kiselev, explicou que o amarelo é uma cor preponderante e que os acontecimentos colocam em perigo o poder, portanto, é uma "revolução de cor", orquestrada em segredo, como todas as outras antes dela, em particular a "revolução" laranja" na Ucrânia.


Uma cúpula contra a mudança climática na pátria europeia do carvão


Katowice, a cidade polonesa onde acontece até dia 14 de dezembro a 24ª cúpula do clima da ONU (COP24), está a central térmica do Belchatow, uma gigantesca planta que gera eletricidade a partir da queima de carvão. A central tem a questionável honra de encabeçar a lista das usinas de toda a União Europeia, que mais gases de efeito estufa liberam à atmosfera. A Polônia, que já organizou antes duas cúpulas do clima, é o bastião do carvão na Europa, tanto no uso para gerar eletricidade quanto por seu poderoso setor mineiro.


Top Huawei executive arrested on U.S. request, clouding China trade truce

Executivo da Huawei é preso a pedido dos EUA, nublando trégua comercial na China


A filha do fundador da Huawei, uma executiva da gigante de tecnologia chinesa, foi presa no Canadá e enfrenta extradição para os Estados Unidos, provocando temores de que poderia reacender uma disputa comercial sino-americana e agitar as ações globais mercados. A prisão de Meng Wanzhou, de 46 anos, que é a diretora financeira da Huawei Technologies, ameaça romper a disputa entre Estados Unidos e China apenas alguns dias depois que eles concordaram em fazer uma trégua de 90 dias na Argentina, no sábado (30). A prisão de Meng, revelada na noite de quarta-feira (05) pelas autoridades canadenses, está relacionada às sanções dos EUA.


Trump picks Nauert to be UN ambassador Trump escolhe Nauert para ser embaixador da ONU


Donald Trump anunciou na sexta-feira (07) que a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, é sua escolha para suceder Nikki Haley como embaixadora dos EUA nas Nações Unidas. Nauert, uma ex-apresentadora da Fox News que chegou ao Departamento de Estado em 2017, seria uma recém-chegada relativamente inexperiente em uma das posições de maior destaque na diplomacia dos EUA. Sua indicação prepara o terreno para uma audiência de confirmação do Senado, potencialmente difícil, na qual os democratas provavelmente estimularão Nauert em suas qualificações para o cargo.

Alemanha: Annegret Kramp-Karrenbauer substitui Merkel na liderança da CDU


Annegret Kramp-Karrenbauer derrotou na sexta-feira (07), por pequena margem, Friedrich Merz, antigo rival de Angela Merkel, no congresso da União Democrata Cristã (CDU), em Hamburgo. Kramp-Karrenbauer, de 56 anos, era até hoje secretária-geral da CDU, responsável pela estratégia política, desde fevereiro. A atual secretária-geral da União Democrata Cristã, Annegret Kramp-Karrenbauer, aliada da chanceler alemã, Angela Merkel, foi eleita nova líder do partido de centro-direita na Alemanha.


MSF et SOS Méditerranée mettent un terme aux opérations de sauvetage de l’« Aquarius»

MSF e SOS Mediterranean puseram fim às operações de resgate do "Aquário"


O Aquário tornou-se o símbolo da crise política em torno da recepção dos migrantes. O Médicos Sem Fronteiras (MSF) e SOS Mediterrâneo anunciaram quinta-feira (06) para pôr fim às operações de resgate de seu navio humanitário por dois meses. Mas a ONG de Marselha já está explorando ativamente as opções para uma nova embarcação e uma nova pousada, além de está considerando seriamente as propostas de todos os armadores que permitiriam que continuasse sua missão de resgate.


Syria war: US and UK say alleged rebel chemical attack 'fabricated'

Guerra da Síria: EUA e Reino Unido dizem que alegado ataque químico rebelde "fabricado"


Os EUA e o Reino Unido acusaram o governo sírio e seus aliados russos de fabricar uma história acusando combatentes rebeldes de um ataque químico. O departamento de Estado dos EUA disse que o objetivo era "minar a confiança" no cessar-fogo na província de Idlib. A Síria e a Rússia disseram que bombas transportando cloro feriram cerca de 100 pessoas na cidade de Alepo, no governo do país, no mês passado. A mídia estatal mostrou imagens de residentes sendo tratados no hospital. A Rússia depois realizou ataques aéreos contra os rebeldes que acusou do ataque.


Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://www.bbc.com/news/world-middle-east-46490497


*Tradução nossa

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page