Destaques da Semana pelo Mundo
- Cássio Pereira - Acadêmico do 8º semestre de
- 23 de dez. de 2018
- 3 min de leitura

Nicaragua Expels OAS Missions Investigating Violent Protests
Nicarágua expele missões da OEA investigando protestos violentos
A Nicarágua expulsou na quarta-feira (19) duas missões da Comissão Interamericana de Direitos Humanas (CIDH) dedicada a investigar protestos contra o governo que se tornaram violentos. O governo escreveu em uma carta à Organização dos Estados Americanos (OEA), que supervisiona os grupos, que as missões foram suspensas por não cumprirem seus objetivos. A CIDH informou em comunicado que seu Mecanismo de Monitoramento Especial para a Nicarágua (MESENI) continuaria operando a partir de Washington.
Para acompanhar a notícia completa, acesse: https://www.nytimes.com/reuters/2018/12/19/world/americas/19reuters-nicaragua-oas.html

Cúpula do clima sela um pacto pouco ambicioso para evitar o fracasso
A cúpula climática da ONU na cidade polonesa de Katowice, conhecida como COP24, conseguiu selar um pacto que servirá para desenvolver o Acordo de Paris a partir da próxima década. O texto final aprovado é menos ambicioso que os seus rascunhos, especialmente no capítulo referente a reduções das emissões de gases do efeito estufa. O Acordo de Paris tem como objetivo que a temperatura média do planeta não suba além de 2 graus acima dos níveis pré-industriais, e se possível que fique abaixo de 1,5 graus. Para isso, todos os países devem apresentar planos para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa.
Para ler a notícia completa, acesse: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/12/15/internacional/1544875463_637919.html

Russia's Putin accuses U.S. of raising risk of nuclear war
Putin acusa os EUA de aumentar o risco de guerra nuclear
O presidente russo, Vladimir Putin, acusou os Estados Unidos de aumentar o risco de uma guerra nuclear ameaçando rejeitar um tratado importante de controle de armas e se recusar a negociar um novo pacto que expirará em breve. O líder russo, que disse que Moscou havia desenvolvido armas nucleares, que acreditava ter dado uma vantagem sobre outros países, alertou que a ameaça de um conflito nuclear está crescendo com resultado das medidas dos EUA. Ele também citou a perigosa tendência de reduzir o limiar para o uso de armas nucleares e a ideia de usar mísseis balísticos com ogivas convencionais.
Para ler a notícia completa, acesse: https://www.reuters.com/article/us-russia-putin-nuclear/russias-putin-accuses-u-s-of-raising-risk-of-nuclear-war-idUSKCN1OJ11R

US military ordered to begin planning to withdraw about half the troops in Afghanistan
Militares dos EUA são ordenados a começar a retirada de cerca de metade das tropas no Afeganistão
Os militares dos EUA foram ordenados a começar o planejamento para retirar cerca de metade das tropas no Afeganistão. O planejamento está em andamento e pode levar meses para retirar as quase 7 mil tropas. A decisão foi tomada na terça-feira (18), ao mesmo tempo em que o presidente Donald Trump decidiu retirar as Forças Armadas dos EUA da Síria, medidas que precipitaram o anúncio de renúncia do secretário da Defesa, James Mattis. O general John Allen, ex-comandante da OTAN e forças norte-americanas no Afeganistão, disse a uma agência de notícias que uma queda no Afeganistão seria um erro.
Para ler a notícia completa, acesse: https://edition.cnn.com/2018/12/20/politics/afghanistan-withdrawal/index.html

Czech coal mine methane gas explosion kills 13
Explosão de gás metano na mina de carvão checa mata 13
Pelo menos 13 mineiros morreram e 10 ficaram feridos em uma explosão de metano em uma mina de carvão tcheca, segundo autoridades. A maioria das vítimas eram mineiros poloneses fornecidos por uma agência, disse a estatal mineradora OKD. A explosão de quinta-feira (20) aconteceu a 800 metros abaixo do solo na mina de carvão da CSM, perto da cidade de Karvina, perto da fronteira com a Polônia. O diretor administrativo, Boleslav Kowalczyk, disse que uma operação de busca está sendo prejudicada pelo fogo.
Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://www.bbc.com/news/world-europe-46644793

Clashes in Barcelona during protests against Spanish cabinet meeting
Confrontos em Barcelona durante protestos contra a reunião do gabinete espanhol
Manifestantes entraram em confronto com a polícia em Barcelona durante protestos contra a decisão do governo espanhol de realizar uma reunião de gabinete na capital catalã no primeiro aniversário da eleição antecipada convocada após a declaração unilateral de independência do governo regional. Partes da cidade estavam fechadas na manhã de sexta-feira (21), enquanto em outras partes da Catalunha, mais de 20 estradas foram bloqueadas por membros dos Comitês de Defesa Direta da República com o objetivo de cortar todo o acesso a Barcelona.
Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://www.theguardian.com/world/2018/dec/21/protests-in-barcelona-as-spanish-cabinet-holds-meeting
*Tradução nossa *Feliz Natal
Comments