top of page

Destaques da Semana pelo Mundo


South America creating regional bloc to counter Venezuela -Colombia

América do Sul cria bloco regional para combater a Venezuela - Colômbia



Os países da América do Sul estão desenvolvendo um novo grupo diplomático para substituir o bloco regional da Unasul, fortemente influenciado pela Venezuela, cada vez mais isolada, disse o presidente colombiano Ivan Duque. A União das Nações Sul-Americanas, ou Unasul, foi criada há 10 anos pelo falecido líder socialista venezuelano Hugo Chávez para neutralizar a influência dos Estados Unidos na região, enquanto uma onda de líderes esquerdistas dominava a política da região. O novo grupo, chamado Prosur, procuraria neutralizar a influência do que os países da região chamam de ditadura na Venezuela.


Impulsionada pelo Brasil, extrema pobreza na América Latina tem pior índice em dez anos


A precarização de alguns dos serviços básicos está diretamente ligada à pobreza extrema, que, segundo o relatório Panorama Social 2018, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL, um órgão da ONU), apresentado na terça-feira (15) em Santiago, alcançou seus mais altos índices da última década na região. Em 2002 havia 57 milhões de pessoas em situação de miséria na América Latina, cifra que subiu para 63 milhões de latino-americanos em 2018, segundo a projeção da CEPAL. O aumento da pobreza extrema da América Latina se explica, em boa medida, pela má evolução do Brasil, disparadamente o país mais populoso da região.


Colômbia responsabiliza ELN por atentado em Bogotá


O governo da Colômbia atribuiu à guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) a autoria do atentado à Escola de Cadetes de Polícia General Francisco de Paula Santander, em Bogotá, que matou ao menos 21 pessoas, incluindo o autor do ataque, e deixou 68 feridos. Em entrevista dada à uma agência de noticias um dia antes do atentado, o presidente da Colômbia, Iván Duque, indicou ser improvável um acordo de paz com a guerrilha ELN. Durante 17 meses de conversa, houve mais de 400 atos de terrorismo e mais de 115 pessoas foram mortas. Isso mostra que não há "vontade pela paz", disse o presidente.


More Than 100 Migrants Die at Sea in Wreck Off Libya, Survivors Say

Mais de 100 imigrantes morrem no mar em naufrágio da Líbia, dizem os sobreviventes


Mais de cem imigrantes africanos que partiram em uma área precária e insuflável morreram em um acidente na costa da Líbia, disseram funcionários humanitários no sábado, no episódio mais mortal nos últimos meses. A escala da catástrofe ficou clara depois que três sobreviventes, dois sudaneses e um gambiano, que foram resgatados pela marinha italiana e trazidos para a costa na ilha de Lampedusa, no sul da Itália, disseram aos agentes humanitários que 117 migrantes haviam morrido. Acreditava-se que os migrantes eram de países da África Ocidental e do Sudão.


Starmer: Labour 'must keep open' option of second referendum

Starmer: Opção trabalhista "deve manter-se em aberto" do segundo referendo


Os trabalhistas devem manter em aberto a opção de um segundo referendo na União Europeia com a permanência no boletim de voto, disse Keir Starmer. Após o acordo Brexit de Theresa May ser rejeitado, deixando o grupo Trabalhista como potenciais dignitários para moldar a natureza da saída da Grã-Bretanha da União Europeia, o secretário disse que os Trabalhistas deve dar instruções ao governo para negociar uma estreita relação econômica com a UE com base numa união aduaneira, ou fazer campanha para mais uma votação pública.


Donald Trump et Kim Jong-un se retrouveront fin février, dans un lieu encore inconnu

Donald Trump e Kim Jong-un se encontrarão no final de fevereiro, em um local ainda desconhecido


A próxima cúpula entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong-un acontecerá no final de fevereiro, anunciou a porta-voz da Casa Branca, sem especificar o local da reunião. Depois de uma entrevista com o secretário de Estado Mike Pompeo em Washington, um enviado norte-coreano, Kim Yong-chol, visitou a Casa Branca para se reunir com o presidente Donald Trump. A reunião deverá realizar-se no final de fevereiro, mesmo que a data exata e o local não foram especificados. Os quatro locais que competem pelo evento são Vietnã, Tailândia, Havaí e Cingapura.



*Tradução nossa.

Veja também
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Destaques

Um site que é a cara do curso de Relações Internacionais. 

Notícias do dia
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Redes sociais 
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Blogger Social Icon
  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
Follow us 
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Blogger Icon
bottom of page